2. Área aproximada da horta (m²)
aproximadamente 10 m2 (horta horiontal) Hortas verticais: estufa (aprox. 4m2) horta de paletes (1m2) Horta hidropónica (ocupa pouco espaço na horiontal)
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A motivação para a criação da horta veio de anos anteriores e é uma prática escolar que os alunos já não dispensam. No início do ano letivo começam logo nas respetivas turmas a dividirem tarefas e a decidirem o que pretendem semear ou plantar.
As tarefas são coordenadas por turma e mais recentemente (desde o ano letivo anterior) com a supervisão do Clube de Ciências Ambientais, criado com o objetivo de melhorar os conhecimentos sobre agricultura biológica e divulgar os mesmos junto dos encarregados de educação.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto, este ano letivo, procurou centrar-se em métodos inovadores que alertem a comunidade educativa para as potencialidades e possibilidades da agricultura biológica mesmo em meios urbanos.
Por outro lado, procurou-se desenvolver processos de utilização de formas que permitissem a sustentabilidade da horta.
Pretendeu-se que a venda dos produtos desta, possibilitassem a aquisição de sementes e de um sistema de rega gota a gota para a horta horizontal, que vai ser adquirido este mês. Pretendeu-se criar uma dinâmica de sustentabilidade entre os três sistemas agora implantados: Horta horizontal, horta hidropónica, estufa e horta vertical de paletes.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvidas desde o primeiro dia de aulas em todas as iniciativas da escola.
Na primeira semana realizam-se reuniões com todos os pais e encarregados de educação, com o objetivo de lhes dar a conhecer o plano de atividades anual, de solicitar a sua participação ativa no mesmo e de pedir sugestões de atividades a incluir no plano.
Posteriormente o plano é enviado a todos com a respetiva calendarização, de modo a que possam organizar a sua participação e envolvimento.
Este ano participaram bastante na construção da horta de paletes, no envio de plantas e sementes e no mercadinho da escola.
Ao longo do ano, são distribuídos folhetos informativos sobre temas relacionados com a horta e com o ambiente.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta teve o impacto já descrito anteriormente com o envolvimento e a participação ativa de todos e com a extensão das nossas práticas para o ambiente familiar. Para este sucesso também contribuiu muito a Associação de Pais da escola, que esteve sempre presente em todas as atividades.
Mas sem dúvida o melhor impacto verificado foi o empenho, dedicação e participação de todos os alunos, bem como da maioria dos pais e encarregados de educação.
De salientar também o empenho da autarquia na preparação do solo e do espaço da horta horizontal, para o que muito contribuiu a presença constante nos conselhos eco-escolas, ouvindo e atendendo todos os nossos pedidos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada de acordo com o calendário agrícola de sementeiras, plantações, tarefas de cuidados continuados, regas e colheitas.
As tarefas são repartidas por todas as 11 turmas da escola, sendo cada turma responsável por um tarefa ou parte das hortas.
A repartição entre alunos da turma é feita através de um calendário mensal, rotativamente, de modo a que todas as crianças participem na manutenção da nossa horta.
As atividades de cada turma são supervisionadas pelos alunos do Clube, de modo a diminuir a intervenção dos docentes e a incrementar os níveis de responsabilidade dos alunos.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com a ajuda das assistentes operacionais da escola e de alguns encarregados de educação. Não se tratando de um solo fácil de trabalhar, temos necessidade de recorrer aos serviços da câmara para renovação da camada superior do solo, pois não conseguimos produzir composto em quantidade suficiente.
Mas o trabalho de limpeza de ervas, remoção de torrões e divisão de talhões, bem como de preparação para as sementeiras e plantios é feito pela escola com ajuda preciosa dos alunos, sobretudo os mais velhos, habitualmente do 3º e 4º anos de escolaridade.
Os alunos do 1º ano, este ano, ficaram responsáveis pela estufa. Os do 2º ano, pela horta vertical feita com paletes.