EB 2,3 de Real

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A estufa já existe há cerca de 11 anos e esta horta existe desde outubro de 2014, com a primeira inscrição nas Hortas Bio e no Programa Eco-Escolas.

2. Área aproximada da horta (m²)

174 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta surgiu como forma de os alunos do curso vocacional de hortofloricultura poderem implementar os seus conhecimentos e também como forma de aproveitar recursos existentes para desenvolver atividades com alunos de educação especial e do primeiro ciclo e educação pré-escolar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Como a estufa já existia na escola, surgiu a ideia de a incluir numa horta maior e fazer culturas de interior e de exterior. A produção em modo de agricultura biológica tem vindo a ser melhorada, com recurso a consociações de espécies, de modo a melhorar a produtividade e qualidade dos produtos colhidos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 3

6. Como são envolvidas as famílias?

Os alunos levam para casa alguns dos produtos colhidos, em particular, as mais carenciadas, e trazem plantas e sementes das suas hortas familiares.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta e todos os cuidados adjacentes contribuíram para uma melhoria significativa do aspeto do recinto escolar; a agricultura biológica é também um garante de sustento futuro para os alunos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O curso Vocacional trabalha na Horta três vezes por semana, estando os alunos, divididos em três grupos distintos. Cada grupo dá continuidade ao trabalho do grupo anterior.

9. Como é feita a preparação do solo?

É realizada uma monda manual onde é retirada a maior parte das ervas daninhas e posteriormente com o auxilio de sacholas, o solo é envolvido juntamente com matéria resultante da compostagem realizada ao longo do ano letivo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada no compostor construído no ano letivo anterior e noutro oferecido este ano, pela Câmara Municipal de Braga. A matéria orgânica colocada é resultante dos desperdícios da horta e por vezes, da cantina da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

São cultivados na horta, couve, alface, ervilhas, feijão, pepino, pimento e outras cabaças; ervas aromáticas como salsa, coentros, hortelã e alfazema. Também piri-piri e cebolinho.

Na horta instalaram-se as seguintes consociações:

- Couve/alface e pepino/Alface, com o objetivo de aproveitar vários níveis dos nutrientes no solos e rentabilizar o espaço;
- Feijão verde/Capuchinha para o controlo de afídeos;
- Tomate e cravos de Tunes ou chagas para proteger da mosca branca
- Macieira/capuchinha- Protege do pulgão lanígero

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual de acordo com as condições climáticas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não houve pragas, apenas a presença de alguns afídeos que se controlaram com as consociações já referidas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

São disponibilizados os produtos da horta à comunidade educativa todas as quintas-feiras de manhã, pelos alunos do curso vocação +. Na receção aos alunos da Profitecla que participaram na Rota das Eco-Escolas, foram usadas hortelã para chá e flores comestíveis de coentros da nossa horta.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 de Real

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Professor coordenador da horta: Ana Cristina Ferreira Barros Simões