3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A existência de uma horta pedagógica nesta escola, surge pelo reconhecimento da importância de abordar conceitos de Botânica numa perspetiva prática/experimental, fazendo a sua interação com conhecimentos de Meteorologia, Geografia, Matemática, Ciências Naturais e Físico-Químicas e Educação Ambiental. Destina-se a alunos dos diferentes ciclos de ensino (jardim-de-infância, 1º, 2º e 3º Ciclos), procurando incutir nos alunos o gosto pela agricultura, desenvolver o gosto pela preservação da natureza e pela valorização dos recursos que a atividade agrícola disponibiliza.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta pedagógica possibilita a realização de estudos de campo na área da botânica, desenvolvendo o conhecimento de diversas espécies vegetais e a capacidade de observação, monitorização, recolha e sistematização de dados pelos alunos. Nela podemos encontrar diferentes espécies, semeadas ou plantadas em diferentes momentos, como é o caso da faveira, da ervilheira, da alface, da couve, do tomateiro e do pimenteiro. Para além disso, constitui um meio de sensibilizar para a importância de incluir vegetais na alimentação, na medida em que assumem um importante papel na manutenção da saúde.
6. Como são envolvidas as famílias?
No fornecimento de sementes;
Na recolha de informação, pelos alunos, junto dos seus familiares sobre os produtos agrícolas cultivados na região.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
São os alunos de 7º ano que colaboram na sementeira, na verificação da germinação ou não das sementes, na monitorização do crescimento das plantas, na rega...
Os alunos dos outros anos fazem "visitas" à horta, desenvolvendo o conhecimento sobre espécies vegetais que fazem parte da sua alimentação e que, muitas vezes, nunca observaram no campo.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
É sobretudo, o professor de Ciências que acompanha os diferentes turnos das turmas para realizar os trabalhos. Cada turma vai no horário da disciplina de Ciências Naturais.
A cada grupo está atribuído um espaço da horta sobre o qual devem fazer o acompanhamento e monitorização.
As "visitas" à horta são calendarizadas conforme a solicitação dos professores das turmas e são orientadas por alunos do Clube de Ciências ou do Clube Europeu.
9. Como é feita a preparação do solo?
Com utensílios simples existentes na escola; Na preparação do solo é utilizada matéria orgânica resultante da compostagem feita na escola, uma vez que a mesma possui um extenso espaço verde com diferentes árvores e arbustos. As folhas são recolhidas e colocadas no compostor.