EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano procurou-se reativar uma horta já dinamizada na escola em anos anteriores.

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 100 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os objectivos da criação da horta prendem-se com os seguintes pontos:
1. valorização do espaço;
2. sensibilizar da importância de uma agricultura sustentável;
3. Valorizar hábitos de vida saudável;
4. recuperação de uma horta anterior.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na horta procura-se trabalhar nos alunos o gosto por "mexer na terra" e ver crescer produtos biológicos. Por isso também agregamos à horta um pomar em que plantamos diversas árvores de fruto.
procura-se também valorizar o contato direto com a natureza.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Clube Mãos à horta
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 24
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Não houve envolvimento das famílias.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos participaram de forma motivada e autónoma. para alguns esta foi a primeira experiência de contato com a terra e consideram muito gratificante. As condições climatéricas deste ano infelizmente não foram muito propícias para que o trabalho se desenvolvesse de forma mais contínua.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi trabalhada nas horas disponibilizadas pelos professores dinamizadores do clube.

9. Como é feita a preparação do solo?

1. Desbaste das ervas daninhas;
2. Revolvimento da terra;
3. Aplainamento do solo.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Na horta vertical ,a rega é realizada pelos alunos da educação especial. A horta de maior superfície e pomar são regados pelo funcionário colaborador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os alunos da Educação Especial realizam compotas com as frutas recolhidas para venda posterior e também elaboram sacos de cheiro e de chás com as ervas aromáticas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 Sophia de Mello Breyner

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Professor coordenador da horta: Mónica Sofia de Almeida Pinto