EB 2/3 de S. João da Madeira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 8 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Fomentar a prática da horticultura biológica, dando a oportunidade aos alunos poderem plantar ou semear os produtos hortícolas
Promover uma alimentação saudável com produtos biológico
Proporcionar às crianças e jovens do concelho o conhecimento dos alimentos hortícolas e da respetiva sazonalidade completa e eficiente.dos produtos vegetais provenientes da agricultura.
Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos; Promover a formação pedagógica dos alunos no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas do ambiente.
g) Proporcionar oportunidades para que os alunos observem e compreendam a origem de alguns alimentos e o ciclo de vida das plantas

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto permite fomentar nas escolas a prática da horticultura tradicional ou biológica, num meio urbano ,dando a oportunidade aos alunos em contacto com a terra poderem por à prova os seus 5 sentidos
Ser um importante recurso educativo e uma oportunidade para os alunos compreenderem a origem dos alimentos e a observação do processo de produção.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Matemática, Educação Visual, Educação Tecnológica e a área Eco Saberes
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 80
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 50

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são envolvidas na colaboração das sementes e plantas para a horta.
Colaboraram também com os seus educandos na sessão "Como semear e plantar uma árvore".
No final da sessão tiveram oportunidade de levar uma árvore autóctone ( medronheiro, bordo, azevinho e pilriteiro) para cuidar em suas casas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Preparação da terra;
Realização das sementeiras;
No enchimento dos contentores/ vasos ( pacotes de leite);
Regar a horta, limpar as ervas daninhas;
Crescimento das plântulas;
Contagem das plântulas germinadas.
Os alunos em qualquer das tarefas mostraram-se sempre satisfeitos em as realizar. Curiosos por verem as novidades e os bichinhos (pragas da horta) como eram os caracóis.
Gostavam imenso de trabalhar na horta, eram horas felizes para os alunos!

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e a manutenção da horta é feita por professores, alunos e assistentes operacionais.
Os alunos da Educação Especial são sempre acompanhados por um professor.
As tarefas são distribuídas por grupos/ pares.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado pelos alunos do curso vocacional com a colaboração dos professores.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina da escola e os resíduos verdes e castanhos dos jardins, dos canteiros, das podas, dos ramos e das ervas daninhas da horta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta Horizontal: couves, morangueiras, alfaces, repolhos,favas e ervilhas..
Horta Vertical: alfaces, chuchu e kiwi
Viveiro de plantas nativas: carvalho alvarinho, carvalho negral e medronheiro
Canteiro plantas aromáticas e medicinais:aipo, alfazema, lavanda, rosmaninho, salsa, hipericão, arruda, salva ananás, tomilho, oregãos, cidreira e salsa.
Pomar: laranjeiras, limoeiros, nespereira,marmeleiro e maracujaleiro.
Canteiro de flores: gladíolos, jacintos e coroas de rei

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita a regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, houve ataque de caracóis.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Saber a proveniência dos caracóis e como os atacar.
Verificamos que pelo fato de ter chovido muito, cresceram muitas ervas daninhas junto do muro onde existia um chuchu. Nesse local no muro existiam por detrás muitos caracóis protegidos pelas folhas. .
A atuação foi retirar os caracóis do muro e da planta e colocá-los uma parte no compostor e outra secá-los com cinza.
De seguida limpou-se as ervas daninhas circundantes à horta

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Ida ao mercado e ao viveiro municipal
Colheita de marmelos para a confeção de marmelada
Colheita de laranjas para confecionar o doce de laranja e fazer sumo
Preparação da horta vertical
Plantação de ervas aromática e medicinais
Dia da alimentação
Venda dos produtos da horta na escola
Venda de manjericos na "Cidade no Jardim"

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2/3 de S. João da Madeira

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Professor coordenador da horta: Carla Alexandra Gomes Costa Oliveira