3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- permitir aprendizagens relativas ao ciclo de vida das plantas em ação
- sensibilização para o respeito pela natureza
- permitir um envolvimento "afetivo" com um grande grupo de alimentos - frutos - que conduzirá a
melhores hábitos alimentares
- distribuição de tarefas de manutenção que fomenta a responsabilização
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A opção de fazer, no outono, uma horta de fruta - framboesas, mirtilos, morangos, maracujás, physális, maçãs e laranjas.
Fazer sementeiras de primavera que irão co-habitar com as frutas e o canteiro de aromáticas que se mantém desde o ano anterior.
6. Como são envolvidas as famílias?
As sementes/plantas são fornecidas pelas famílias - sobras das plantações que fazem nas suas hortas; os pais de 2 alunos são donos de estufas e fornecem as plantas necessárias ao projeto que há para a horta em cada ano. Um avô disponibiliza-se para apoiar/supervisionar as principais atividades da horta fornecendo também todas as alfaias necessárias. Este avô é também o consultor técnico.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as turmas participam nas plantações, depois, semanalmente, cada uma turma das 5 turmas é responsavel pela manutenção - regas, monitorização de possiveis ataques, remoção de ervas e apanha de frutos.
9. Como é feita a preparação do solo?
Lavra-se com uma pequena charrua e espalha-se composto produzido durante o ano anterior...