2. Área aproximada da horta (m²)
cerca de 10 metros quadrados e um canteiro de ervas aromáticas
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A importância da integração e da inclusão de pessoas com deficiencia e/ou outras exclusões, numa perspectiva também intergeracional é uma das motivações deste projeto.
A importância da sociedade sustentável com consciência de que podemos produzir alimentos seguros, sem aditivos nem pesticidas e consequentemente alimentar-mo-nos melhor e as questões da suscentabilidade tornam este projeto uma constante que tem vindo a ser acarinhado nesta escola.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Acreditamos que a sociedade que aceita as diferenças e as aproveita, é uma nova sociedade impulsionadora na mudança dos paradigmas.
Todos temos um contributo a dar aos outros.
Os aspetos mais originais neste projeto são o facto de se tratar de um projeto de parceria entre uma instituição particular (IPSS - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Quinta da Conraria) para pessoas com exclusão por deficiência ou outras e uma escola pública do ensino básico. O trabalho envolve alunos do currículo normal, alunos do curriculo especifico indididual e os nossos parceiros do projeto.
6. Como são envolvidas as famílias?
As familias colaboram fornecendo aos alunos algumas plantas e sementes e mesmo alguns conhecimentos que nos relatos que nos trazem das suas experiências nas hortas dos avós.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O dia da horta é esperado com entusiasmo pelas turmas envolvidas. A experiência nova, a partilha de conhecimentos é interligada com os conhecimentos que aprendem no espaço das aulas que é de modo geral e teórico. Podem ligar os conteúdos leccionados quer nas aulas de Ciências ou mesmo de matemática com a atividade prática. Aprendem vendo e aprendem fazendo.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são divididos em pequenos grupos com tarefas vigiadas e orientadas.
As turmas alternam num calendário estabelecido, de modo a não prejudicar os curriculos escolares.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado sem aditivos e élimpo manualmente
No primeiro ano houve um aluno que trouxe «guano»(adubo de aves) e noutro, estrume de cavalo.
Desde que temos o compostor com composto formado, o solo é enriquecido com o «nosso» composto.