1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos a horta horizontal (pequena horta) e este é o 1º ano que existe horta vertical
2. Área aproximada da horta (m²)
pequena horta menos de 50m2 e horta vertical 4x3m e canteiro com 5 pneus de 70cm de diametro cada
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A preocupação com o cuidado do meio ambiente é cada vez maior face aos grandes problemas ambientais da atualidade. Nesse sentido, a consciência, a responsabilidade e a procura de soluções simples mas eficazes que promovam um planeta sustentável são objetivos e diretrizes que nos orientam na procura da educação para a preservação da natureza. Uma dessas formas é através da transformação de pequenas ações em resultados saudáveis e criativos. Como exemplo prático dessa necessidade, apresentamos o desenvolvimento de uma horta vertical através da utilização de pequenos espaços em horta para produção de flores e plantas ornamentais e ervas aromáticas
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Um dos aspetos de maior relevo neste projeto "jardim de cheiros" é o seu enquadramento. Foi pensado, planeado e executado por toda a comunidade educativa (crianças e alunos, pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais). Tem um espaço florido apresentado de forma vertical com garrafões. Estes garrafões tem um deposito de água permanente(também feito com garrafão) que permite à planta, flor, absorver a humidade existente. No plano horizontal temos um espaço muito bonito de canteiros feitos com pneus e rodeados de seixos onde colocamos as ervas aromáticas. Temos a rodear o espaço uma cerca de madeira que ajuda a proteger as flores e plantas dos movimentos mais bruscos que possam existir nesta zona de recreio.
6. Como são envolvidas as famílias?
Todos os familiares das crianças são envolvidos sendo-lhes pedido sementes e plantas para o nosso "jardim de cheiros". Também pedimos a alguns pais e familiares para nos ajudarem na plantação e na sementeira principalmente às pessoas que tinham prática na atividade.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O projeto horta vertical proporciona uma maior integração entre alunos, pois além da sensibilização sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, o projeto contribui para a possibilidade de que a horta vertical pode ser realizada em outros espaços da comunidade, por exemplo, nas casas dos alunos e professoras, contribuindo com a consciencialização social.O projeto ainda conta com o desenvolvimento de experiências práticas sobre os vegetais, onde os alunos recebem informações sobre o cultivo de plantas, suas estruturas e necessidades, além de abordar temas como a importância da alimentação saudável e da reciclagem.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita em sistema rotativo e todas as turmas são responsáveis por retirar as ervas daninhas. É sempre aproveitada a água das chuvas e feita uma reserva dessa mesma água para quando não chover poder regar. As turmas vão fazendo a manutenção com as Professoras ou com as Assistentes Operacionais em pequenos grupos.
9. Como é feita a preparação do solo?
O projeto foi dividido em etapas, iniciando com a escolha do local, observando aspectos ambientais como sol, água e condições para organizar os recipientes onde foi efetuado o plantio e a proteção de ventos fortes e frios. Esta escolha foi feita conjuntamente com os alunos, que foram levados a refletir sobre os fatores ambientais que influenciam o crescimento dos vegetais. Posteriormente os alunos recolheram os garrafões de plástico destinadas ao lixo. Na escola foram higienizados pelos alunos e recortados pelos adultos por questões de segurança. Por fim foram, montados e fixados com ajuda de todos, no local escolhido. A terra foi preparada com ajuda dos encarregados de educação que se disponibilizaram para ajudar. Foi utilizado fertilizante natural (vindo do nosso compostor)