E.B / J.I Lã Neve

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o ano letivo 2011/2012

2. Área aproximada da horta (m²)

É uma horta horizontal, plantada em canteiros, com 20m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Criar hábitos que contribuam para uma alimentação saudável;
Estimular a utilização de alimentos biológicos.
Dar a conhecer o ciclo de vida das plantas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Em virtude do clima na região ser muito frio, no inverno e tendo participado no concurso de ideias do Projeto "Ciência na Escola", Fundação Ilídio Pinho, foi projetada e desenvolvida uma estufa construída com garrafões de plástico e um montado sistema de rega gota a gota.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Pré-escola
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 50
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram motivadas para a participação, recolhendo e entregando na escola garrafões de plástico para serem usados na estufa. Participaram, também, na recolha de sementes e plantas. Vão acompanhando os trabalhos, observando o crescimento das plantas e participam na manutenção.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os vegetais e frutos produzidos são recolhidos pelos alunos e consumidos nas refeições, levando a uma mudança de hábitos alimentares nas crianças e adultos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O chefe da sala de aula fica responsável pela rega, manutenção da horta e colheita dos frutos e legumes maduros.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fertilizado com estrume natural, proveniente de uma quinta com animais.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas: salsa, coentros, serpão, tomilho e tomilho-limão.
Frutos: tomates e morangos.
Legumes: alfaces, beterrabas, ervilhas, beldroegas, abóbora, espinafres, feijão, batatas e couves.

13. Como é feita a gestão da rega?

A estufa consta de módulos de cinco garrafões de seis litros. Um garrafão é aberto a meio no sentido da largura, de maneira a servir de base para receber a água que drena. Quatro garrafões são furados na base, unidos com fita-cola para maior estabilidade e são abertos no quinto anel a contar de cima, formando dobradiça. As tampas são utilizadas para abrir e fechar de acordo com a maior ou menor necessidade de respiração das plantas e estão unidas por fios para não se perderem. São enfiadas canas ao longo dos garrafões, presas nas asas e estes são unidos nas extremidades com um fio para evitar estragos provocados pelo vento. Os módulos são apoiados em paletes, permitindo uma maior mobilidade e organização do espaço. Cada palete leva dois módulos de garrafões. Implementámos o sistema de rega gota a gota com um sexto garrafão de sete litros e uma bomba de água manual. Uma bomba de água pode dar para alimentar os garrafões de duas paletes ou podem-se fazer ligações em série e alimentar mais garrafões. Escolhemos tubo de plástico transparente para se ver a água a circular. O tubo de plástico é furado e em cada garrafão é aplicado um bico de rega que regula a saída de água de acordo com a necessidade das plantas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se registaram pragas e doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Apresentação, por parte dos alunos da pré-escola, aos alunos do 1º ciclo e aos pais.
Apresentação do trabalho aos alunos do JI/EB do Refúgio.
Construção de um espantalho.
Confeção de sopa,salada de legumes e frutas.
Divulgação do projeto.

16.2. Anexos

 

Publicado por: E.B / J.I Lã Neve

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Professor coordenador da horta: Mª laura Cabral Fino