11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ervas aromáticas: salsa, coentros, serpão, tomilho e tomilho-limão.
Frutos: tomates e morangos.
Legumes: alfaces, beterrabas, ervilhas, beldroegas, abóbora, espinafres, feijão, batatas e couves.
13. Como é feita a gestão da rega?
A estufa consta de módulos de cinco garrafões de seis litros. Um garrafão é aberto a meio no sentido da largura, de maneira a servir de base para receber a água que drena. Quatro garrafões são furados na base, unidos com fita-cola para maior estabilidade e são abertos no quinto anel a contar de cima, formando dobradiça. As tampas são utilizadas para abrir e fechar de acordo com a maior ou menor necessidade de respiração das plantas e estão unidas por fios para não se perderem. São enfiadas canas ao longo dos garrafões, presas nas asas e estes são unidos nas extremidades com um fio para evitar estragos provocados pelo vento. Os módulos são apoiados em paletes, permitindo uma maior mobilidade e organização do espaço. Cada palete leva dois módulos de garrafões. Implementámos o sistema de rega gota a gota com um sexto garrafão de sete litros e uma bomba de água manual. Uma bomba de água pode dar para alimentar os garrafões de duas paletes ou podem-se fazer ligações em série e alimentar mais garrafões. Escolhemos tubo de plástico transparente para se ver a água a circular. O tubo de plástico é furado e em cada garrafão é aplicado um bico de rega que regula a saída de água de acordo com a necessidade das plantas.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não se registaram pragas e doenças.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Apresentação, por parte dos alunos da pré-escola, aos alunos do 1º ciclo e aos pais.
Apresentação do trabalho aos alunos do JI/EB do Refúgio.
Construção de um espantalho.
Confeção de sopa,salada de legumes e frutas.
Divulgação do projeto.