1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Foi iniciada este ano letivo.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Em primeiro porque a nossa escola tinha pouca área jardinada, sem canteiros ou espaços onde as crianças pudessem exercitar algumas experiências nessa área. Através da auditoria ambiental ficamos também a saber que praticamente nenhuma criança sabia em que consistia a agricultura biológica, assim como os benefícios desta para a saúde e para o planeta. Por outro lado quisemos envolver os encarregados de educação, que nesta zona, ainda utilizam muitos produtos tóxicos na agricultura de subsistência .
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
De inicio pensamos em criar pequenas áreas de cultivo. Entretanto verificamos que a terra não permitia o cultivo de qualquer tipo de plantas (a escola foi construída num aterro cerâmico). Em contacto com o engenheiro agrónomo e em parceria com a junta de freguesia conseguimos a terra necessária para a horta. Planeamos em grupo o tipo de horta que pretendíamos construir e acabamos por agrupar, comparar e classificar diferentes tipos de plantas, desde as ornamentais, aquáticas, hortícolas (1 canteiro com legumes que se colhem acima da terra e outro com legumes que crescem debaixo da terra) as aromáticas e os catos. Recorremos então a antigas paletes que se encontravam abandonadas e com a ajuda dos alunos dos cursos profissionais, do nosso agrupamento, construímos os canteiros, que permitem às crianças circular entre eles e observar alterações no crescimento das suas plantações.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias foram convidadas a participar no projeto, enviando sementes e plantas e participando na construção de alguns canteiros. Foi divulgado através de desdobráveis onde foi realçada a importância da agricultura biologia. As famílias participaram também enviando resíduos biológicos para o compostor e acompanhando a evolução do projeto. Em contexto de sala de aula as crianças falavam sobre algumas alterações na manutenção da horta em casa, como a substituição de adubos por fertilizantes orgânicos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Aferimos que o maior impacto foi sobretudo nas crianças envolvidas no projeto, não apenas pelo prazer na execução do mesmo, mas também pela responsabilidade que incutiam nos pais. Temos ainda agendada uma reunião com o responsável da C.M.A. para dar oportunidade às nossas crianças de se manifestarem quanto à utilização e possível redução de produtos toxicos nos espaços públicos. Pretendemos ainda distribuir, durante este mês, um desdobrável no mercado semanal, aos pequenos agricultores, com algumas soluções que podem reduzir a utilização de produtos tóxicos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção dos canteiros é feita pelas crianças de cada sala, responsáveis para o efeito, com base numa tabela semanal. Individualmente cada criança cuida do seu morangueiro.
9. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo foi feita com a terra que o Município local transportou para a escola e que as crianças utilizaram para encher os canteiros. Posteriormente e com ajuda do pessoal auxiliar, foi fertilizada com fertilizante orgânico (estrume de cavalo). Na preparação da terra dos catos foi utilizada alguma areia e brita. As crianças perceberam que determinadas plantas necessitam também de solos e tratamentos diferentes.