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a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A Edifacoop vai criar agora a sua Horta Bio, conforme foi já descrito em documentos enviados.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Levar as crianças a conhecer os processos de cultivo de plantas. Por exemplo, a sementeira, o transplante...
- Valorizar os produtos hortícolas na sua alimentação diária.
- Procurar motivar para a produção de plantas em modo biológico.
- Privilegiar alimentos mais saudáveis.
- Conhecer variedades hortícolas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- O envolvimento das crianças e famílias.
- O ver crescer uma planta e saber os cuidados que lhe devem prestar.
- A partilha de espécies para diversificar a horta.
- A motivação para produção de algumas espécies no domicílio.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Português e Estudo do Meio
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 24
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: Todos
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Vários

6. Como são envolvidas as famílias?

Neste projeto as famílias foram envolvidas da forma já apresentada.
No dia da primavera, 21 de março, a instituição distribuiu a cada aluno e colaborador um envelope que continha sementes e uma carta que indicava o procedimento de sementeira.
No dia 3 de maio, Dia Mundial do Sol, enviaram as plantas que entretanto semearam e cuidaram nas suas casas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Até ao momento, na entrega das sementes, no envio das plantas e na observação diária das mesmas (onde se pode ver a sua evolução, embora ainda não estejam todas transplantadas em local definitivo), nota-se um grande entusiasmo e curiosidade, por parte de toda a comunidade educativa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Por ser o primeiro ano que a Edifacoop integra o Programa Eco-escolas, este trabalho está agora a delinear-se. Neste momento, as plantas estão a ser cuidadas por 2 colaboradores.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo está a ser trabalhado e preparado para receber as plantas. O processo de cultivo é biológico, recorrendo à compostagem que já se vem fazendo há algum tempo.
Recorre-se-á ao uso de fertilizante natural (chorume de urtiga), feito com a participação das crianças.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com as folhas das árvores provenientes de uma área verde bastante extensa, existente na instituição com resto de podas...

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Várias, mas sobretudo hortícolas e aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é manual, pois a instituição possui uma mina que fornece água para rega, ao longo de todo o ano.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Como é a primeira experiência, até ao momento não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Aves

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Possivelmente distribuição às famílias e colaboradores.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EDIFACOOP

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Professor coordenador da horta: Ana Maria Leite