Escola EB1/JI do Peso - Santo Isidoro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

42

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As principais motivações foram a promoção dos bons hábitos existentes na comunidade (o cultivo de hortas familiares) e a promoção do contacto com a natureza e com os ciclos de vida.
Como principais objetivos temos:
Promover uma alimentação rica em vegetais e frutas;
Promover o intercâmbio com a comunidade e os conhecimentos locais;
Sensibilizar para a proteção ambiental.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Aproveitamos o espaço na traseira do edifício escolar, que estava a monte, e estamos a reabilita-lo Procuramos manter a lógica das hortas tradicionais, mas este ano colocamos tela no chão a limitar os canteiros. Foi uma boa solução pois, além de ajudar no controlo de ervas daninhas, evita que as crianças pisem os canteiros nos trabalhos de manutenção da horta.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Educação para a cidadania no 1º ciclo e Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social no Pré-escolar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 41
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 4

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a contribuir com sementes e plantas e a partilhar conhecimentos agrícolas.

Em contrapartida as crianças levam para casa produtos da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Mais diálogo sobre alimentação saudável.
Diminuição de legumes rejeitados pelos alunos.
Maior pré-disposição para a prova de alimentos da horta.
Apropriação do conceito "fruta/produtos da época".
Maior sensibilização para o não uso de pesticidas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos estão divididos em grupos de trabalho que, juntamente com a assistente operacional, vão à horta tirar ervas, regar ou apanhar produtos. Esse trabalho é realizado diariamente ou semanalmente de acordo com as necessidades.

Para plantar ou semear usamos o mesma organização, procurando que todos os grupos passem por todas as tarefas.

9. Como é feita a preparação do solo?

Para a preparação do solo pedimos a colaboração dos trabalhadores da junta de freguesia que, para além de limpar os canteiros, ajudam na colocação do composto dos nossos compostores.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos 2 compostores, onde diariamente são colocados os restos de vegetais da cantina e com as folhas secas das árvores do nosso recreio e serrim, quando há humidade.

Sempre que necessário solicitamos a colaboração dos técnicos da autarquia para evitar pragas ou maus cheiros.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes estão associadas ao que as crianças trazem. Este ano temos: espinafres, couves, repolhos, alfaces, tomates, cebolas, salsa, batatas, favas,ervilhas, nabiças, erva cidreira, hortelâ e morangos.
Procuramos em todos os canteiros colocar pelo menos 2 produtos, por norma, um na bordadura outro no interior do canteiro.Este ano os pais deram árvores /plantas de frutos: framboesas, mirtilos, frisalis, romanzeiras e figueiras que colocamos na horta e em outros espaços do recreio.

13. Como é feita a gestão da rega?

Por norma, a rega é realizada de manhã pelo grupo de crianças responsável ou ao final da tarde pela assistente operacional.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Lagarta da couve, piolho e toupeira.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Não houve nenhum controlo particular.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Utilizamos os produtos na cantina ou fazemos uma sessão de prova.
A sopa de couve ou espinafres são sempre da horta. Os restantes produtos são levados para a cantina para confeção do prato do dia: arroz de ervilhas, sopa de favas, salada de tomate, ...

Quando temos muita quantidade levam para casa: favas, espinafres e cebolas

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI do Peso - Santo Isidoro

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Professor coordenador da horta: Ana Bela Monteiro