1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta em canteiro existe na escola desde 2010. A horta vertical está a ser criada este ano letivo de 2015/2016.
2. Área aproximada da horta (m²)
A horta em canteiro tem cerca de 9 m2, repartidos pelo solo e por dois canteiros em madeira imitando uma escada. Este ano temos também uma horta vertical feita com recurso a cestos da fruta (cerca de 12 unidades).
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Este espaço surgiu no sentido de alertar estes jovens, muitos deles oriundos da cidade, para a importância da agricultura e possibilitar que eles percebam como funciona todo o processo, desde a sementeira até à chegada dos alimentos à nossa mesa.
Com esta pequena horta escolar, pretende-se atingir os seguintes objetivos:
- Implantar a Horta, de forma interdisciplinar e vivenciada, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive.
- Otimizar o processo educacional destes alunos, mediante uma aprendizagem ativa e integrada permitindo-lhes ganhar conhecimentos teóricos e práticos sobre diversos conteúdos (jardinagem vs agricultura biológica);
- Proporcionar aos alunos experiências de práticas ecológicas para a produção de alimentos, de tal forma, que possam transmiti-las aos seus familiares e consequentemente, aplicá-las em hortas caseiras e comunitárias quando regressaram às suas coletividades.
- A existência de horta na escola é ainda importante para enriquecer e auxiliar a mudança de hábitos alimentares, e despertar o interesse dos alunos para a conservação do meio ambiente, através do aumento da sensibilização sobre as estações do ano e da compreensão do processo de produção de alimentos de qualidade( nutritiva e sabor);
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto tem por finalidade favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade, tendo por base os ideais da agricultura Biológica. A nossa horta prima pela conjugação de flores, plantas aromáticas, hortícolas e algumas espécies de pequenos frutos, no sentido de criar um espaço colorido e dinâmico. A criação deste espaço permitiu ainda o reaproveitamento de recursos (paletes, cestos de plástico de armazenamento de fruta, cujo destino era o lixo) e a reciclagem dos principais resíduos produzidos nos jardins através do processo da compostagem (relva,folhas, borra de café, cinza da lareira,...)
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Permite o contato com outros profissionais, além dos professores, por exemplo, já veio ao Centro um produtor de aromáticas e produtos biológicos no sentido de dar o seu testemunho de vida e de trabalho.
-Integrado no Projeto Atelier das Profissões, os jovens puderam ouvir e esclarecer as suas dúvidas sobre a gestão dos espaços verdes e jardins da cidade com uma equipa técnica da Câmara Municipal de Coimbra;
- Permite falar da Biologia e acompanhar o desenvolvimento de um ser vivo;
-É uma atividade lúdica que desperta os sentidos, através do desenvolvimento de atividades interdisciplinares,
- Permite-lhes ainda saborear produtos de qualidade e perceber que não são necessárias grandes áreas para se produzir alguns alimentos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é da responsabilidade dos jovens que compõem o grupo de formação e pela Formadora da Formação Tecnológica de Jardinagem.
Como é um grupo pequeno, consegue-se que todos os jovens participem nas diversas tarefas a realizar durante o ano.
9. Como é feita a preparação do solo?
A preparação dos canteiros, é feita com o auxílio de algumas ferramentas como enxadas, ancinhos, sachos, plantadores, forquilhas e carrinho-de-mão.
Após procedermos à limpeza dos resíduos (restos de culturas e ervas) existentes no solo, revira-se a terra juntamente com a matéria orgânica a uns 15cm de profundidade, com a enxada. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros resíduos, nivelando o terreno, para posterior plantação das várias plântulas (que foram anteriormente semeadas na estufa), com a ajuda de um plantador.