10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita em dois compositores que nos foram dispensados pela escola. Preparamos a compostagem da seguinte forma:
1. Colocar no fundo do recipiente uma camada de aproximadamente 20 cm de palha ou ramos cortados, de forma a permitir o arejamento e a escorrência de água.
2. A camada seguinte deverá ser constituída por restos da cozinha cortados em pedaços pequenos (para acelerar o processo de decomposição).
3. Os restos de comida devem ser misturados e ligeiramente cobertos com resíduos de jardim secos para evitar as moscas.
4. Deve-se sempre alternar as camadas de resíduos verdes e resíduos orgânicos.
Os materiais que usamos são: legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café; aparas de jardim/horta; folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
As culturas que a nossa horta biológica têm produzido são principalmente: favas, batatas, abóboras, couves, alfaces, nabos, morangos, pêra abacate, cebolinho, hortelã, lentilhas entre outras…
13. Como é feita a gestão da rega?
Na horta já tivemos o sistema de gota-a-gota mas acabamos por abandonar esse sistema e temos utilizado regadores; todos os dias temos a preocupação de ir a horta regar mesmo não tendo a disciplina.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Uma das pragas foi o piolho preto que apareceu nas favas; conseguimos destruir algumas catando-as mas a exterminação foi conseguida com churume de urtiga.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Houve uma atividade que foi o dia da Terra onde os alunos do 5º da escola foram visitar a horta tendo tido também a oportunidade de semear.