Escola Alemã de Lisboa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

25

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Aproximação de crianças de uma zona urbana com elementos naturais (terra, sementes e plantas).
Consciencialização dos alunos para a necessidade de praticar uma alimentação saudável de origem biológica.
Noção de como trabalhar um terreno para cultivo das plantas de que nos alimentamos, de como elas crescem e dos cuidados de que necessitam antes de chegarem aos "nossos pratos"!
Sendo uma escola bilingue, aproveita-se para fazer a consolidação de vocabulário nas duas línguas faladas na escola (alemão e português).

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ponte entre termos portugueses e alemães.
Estando envolvidas crianças de idades diferentes, desenvolvem-se capacidades e laços de cooperação e de entre ajuda.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Atelier da tarde, biologia, alemão, português e inglês
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 15
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Contacto direto, por email, página web da escola, facebook, blog, etc.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos mostram muito entusiasmo, fazendo sugestões e propondo muitas ideias para novas plantações e arranjo estético da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Trabalho com todos os alunos envolvidos no projeto com uma periodicidade de uma vez por semana.
Irá ser instalada rega automática para garantir a manutenção da horta durante as interrupções letivas.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi inicialmente lavrado e preparado para o cultivo de hortículas biológicas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A fertilização foi feita utilizando café recolhido em cápsulas usadas.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomateiros, pimentos, morangos, cebolas, bróculos e couves.

13. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento, a rega é feita pelos alunos.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Caracóis. Os bichinhos foram gentilmente retirados pelos alunos e colocados em novo habitat!

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Os caracóis que insistiram em não mudar de residência e algumas formigas amigas do ambiente!

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos no atelier de cozinha.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Alemã de Lisboa

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Professor coordenador da horta: Luísa Maria Nunes Conde