Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Está agora a começar.

2. Área aproximada da horta (m²)

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3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A EHTO ministra cursos de Cozinha e possui um restaurante de aplicação, onde serve almoços ao público diariamente. É preocupação constante de toda a equipa, a sustentabilidade, a rentabilidade e a qualidade dos produtos utilizados na confecção dos alimentos. Deste modo pretende-se retirar da horta produtos que satisfaçam parcialmente as necessidades do restaurante, bem como incutir desde cedo nos alunos a vontade de produzir e utilizar produtos biológicos e de qualidade.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Relativamente à EHTO, é a primeira vez que é desenvolvido este tipo de projecto, com a envolvência dos alunos e funcionários. Em relação ao espaço, foi possível reaproveitar uma zona exterior vedada, que não era utilizada nem para jardim.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Integração Social e Cultural
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 24
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias foi feito através da sensibilização para a angariação e recolha de sementes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

No que diz respeito ao impacto na comunidade, para além do envolvimento do Centro de Recursos Comunitário (CRC), da Santa Casa da Misericórdia de Caldas da Rainha, parceiro muito importante a nível social no nosso município, conseguimos também a presença de voluntários, no arranque desta actividade, nomeadamente construção da sementeira e na transmissão de conhecimentos.

No que diz respeito aos alunos, o impacto foi mais relevante nos do 1º ano, uma vez que estiveram envolvidos na construção da horta, tendo-se revelado muito curiosos em relação às práticas e a manutenção da mesma, criando consciência da importância da horta para a sustentabilidade futura das suas profissões. (Técnicos de Cozinha e Pastelaria e Técnicos de Serviço de Restauração e Bebidas)

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Até 31 de Maio, a manutenção foi assegurada por alguns alunos do 1º ano, que voluntariamente se encarregaram das tarefas de rega e "mondagem". A partir desta data e até ao início do próximo ano lectivo, uma vez que os alunos se encontram todos a estagiar, as tarefas são asseguradas por 2 funcionárias que as assumiram voluntariamente. No início do próximo ano lectivo, Outubro de 2016, será elaborada uma nova escala de tarefas de acordo com a vontade e disponibilidade dos alunos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente, o terreno foi remexido, foram retiradas as ervas daninhas e foi adicionado composto orgânico cedido pelo parceiro CRC.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Hortelã, Fisális, Espinafres, Rabanetes, Coentros, Abóboras, Alfaces e Couves.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de forma manual, com mangueira ou com regador e de acordo com as condições atmosféricas.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até à data não se verificaram.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

São confeccionados alimentos na cozinha da escola e está programada para o início do próximo ano lectivo, a construção de um compostor, para aproveitamento dos restos orgânicos da cozinha.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

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Professor coordenador da horta: Luís Lalanda Ribeiro