3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Promover nos alunos o gosto pelos vegetais;
Proporcionar aos alunos a possibilidade de ver como se desenvolvem os vegetais/plantas que servem para nos alimentar;
Incutir nos alunos o respeito pelas planta;
Informar sobre a diversidade vegetal.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Esta é uma horta que tem evoluído ao longo do ano, começando por alguns canteiros com pouca variedade e que tem crescido com o auxilio de professores, alunos, funcionários e pais.
Tentámos sempre rentabilizar o pouco espaço disponível e utilizar material que seria deitado fora para plantar e decorar a nossa horta.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias foram envolvidas de diversas formas, quer na manutenção, quer embelezamento do espaço.
Uma das actividades do Dia B foi a pintura do espaço e plantação de novas plantas com o auxilio de pais e alunos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Alguns alunos plantaram mini hortas em casa em vasos (muitos deles apenas um pé de feijão) e mostram-se mais motivados para tratar e respeitar das plantas da escola e as de suas casas.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Há uma funcionária que, por possuir conhecimentos para tal, trata das plantas e auxilia os alunos na manutenção da horta.
No caso dos alunos e por não ser uma horta grande, há uma rotatividade dos alunos que se deslocam lá em pequenos grupos.
9. Como é feita a preparação do solo?
Por ser em canteiros, a terra foi adquirida em sacos já preparados para o cultivo.