1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Sempre existiram pequenas “hortas” nas salas de aula aquando do estudo de conteúdos relacionados com as plantas e sua germinação. Este ano, propusemo-nos a construir uma horta da escola com o contributo de toda a comunidade escolar.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A principal motivação partiu do entusiasmo e alegria que, em contexto sala de aula, os alunos demonstram ao semearem e observarem o crescimento das plantas. Pertencendo a nossa escola a um meio urbano, essas vivências são escassas, pois as crianças estão mais ligadas a um meio artificial e afastadas do mundo natural.
Objetivos: proporcionar vivências variadas de observação, experimentação, análise, pesquisa, comunicação e expressão e de trabalho de campo; fomentar o respeito pelo meio ambiente; ´dar a conhecer o conceito de Agricultura Biológica; promover hábitos alimentares mais saudáveis; estimular competências de saber, saber-fazer e saber-ser.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Na criação da horta, procurou interligar-se a reutilização de materiais recicláveis (paletes e garrafões de plástico) colocar as plantações junto dos canteiros já existentes fazendo estes também parte dela e proporcionar um ambiente mais agradável para os alunos poderem estar, colorindo as paletes. Posteriormente, pretende-se construir bancos e mesas com paletes e pneus.
6. Como são envolvidas as famílias?
Inicialmente, foram informados e contactados os pais que fazem parte do Conselho Eco-Escolas.
Foram solicitadas paletes, tintas, terra e plantas/ sementes para serem plantadas na nossa horta, havendo grande envolvimento e contributo das famílias.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A ideia da construção de uma horta foi acolhida com grande entusiasmo pela comunidade escolar. Foi notório o envolvimento e vontade em participar na sua realização, quer pelos alunos, quer pelos pais. Para estes, a horta foi vista como uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma tem uma palete da qual cuida, mas todas as turmas participam rotativamente na manutenção da horta.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi disponibilizado pelo Horto Municipal e a sua preparação tem sido feita misturando húmus de compostagem que foi obtido através de uma parceria do Conselho Eco-Escolas com a empresa “Foz dos Aromas” – plantas aromáticas e medicinais.