EB 2,3 Bartolomeu Perestelo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

100 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A criação da horta surgiu da ideia de recuperar um espaço que estava ao abandono e inseri-lo num outro projeto que tínhamos na Escola (no grupo de Ed. Física) denominado de Bartolomeu Ativa. Visava consciencializar os alunos para uma alimentação saudável e para a educação ambiental (reciclagem, separação de lixo, produtos biológicos,....)

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O espaço em si,.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ed. Física e Formação Pessoal e Social.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 10
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Facebook da escola.
Contribuição com material ou culturas para a horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Reconhecimento do espaço e culturas lá plantadas.
Apreciação do trabalho realizado e produtos vendidos nas redes sociais e dentro da comunidade escolar.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os anos os professores envolvidos no projeto são quase sempre os mesmos, o que facilita um pouco as tarefas.
O trabalho na horta é repartido por professores, alunos e funcionário. O trabalho mais "duro" como a preparação do terreno e colocação de materiais, é feito pelos professores e funcionário. Estando destinado para os alunos a plantação das culturas, fertilização do terreno, monda, colocação de estilha e rega é também distribuída pelos alunos.

9. Como é feita a preparação do solo?

No início de cada ano letivo a terra é preparada com a colocação de estrume animal (cavalo), composto e estilha.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Material resultante da monda (ramos e folhas secas), borra de café, cascas de ovos, etc. É colocado sempre que possível por camadas num recipiente próprio existente na horta.. É um trabalho que começa agora a ser desenvolvido junto com os alunos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, ervas aromáticas, couve, maracujá, banana, aipo, limão.
Não é fácil fazer um equilíbrio entre culturas, mas sempre que possível tentamos que haja "harmonia" entre culturas. Faz parte de um projeto futuro a criação de um jardim na horta para melhorar esse equilíbrio.

13. Como é feita a gestão da rega?

Tínhamos um programador solar de rega, que realizava regas por mangueira transpirante de manhã e à noite, todavia o mesmo foi roubado no início deste ano letivo.
Estamos a juntar dinheiro para poder comprar uma alternativa ao outro sistema.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

sim.
Piolho, lagarta e caracol.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Xerume de urtigas.
Cinza.
Lavagem.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda de produtos oriundos da mesma na Escola.
Uso da oficina da Escola com a ajuda do professor de ET para a construção de cercas, canteiros, espantalho, etc, para colocar depois na horta.
Participação no concurso promovido pela CMF "Uma Escola, Um Jardim".

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 Bartolomeu Perestelo

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Professor coordenador da horta: Filipe Ferreira de Freitas Lopes