1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde que o infantário abriu em 2009
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Desenvolver a educação ambiental nas crianças.
Sensibilizar e consciencializar as crianças para a proteção ambiental.
Adquire conhecimentos relativamente à agricultura.
Adquire conhecimentos relativamente à alimentação saudável.
Ser capaz de perceber que os alimentos provêm da terra.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O contacto das crianças com a terra e com os alimentos que dela provêm, semear, plantar, colher, confecionar e degustar os próprios alimentos que crescem na horta. Com isto
as crianças têm também a oportunidade de observar o crescimento das plantas e alimentos.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias colaboram com ferramentas, plantas para plantar, assim como também compram os alimentos que provêm da horta do infantário.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- As crianças apresentam um maior interesse pela alimentação.
- Existe uma maior consciência em relação à proveniência dos alimentos.
- Consciencialização das crianças e famílias para uma alimentação mais saudável.
- Consciencialização para o consumo de alimentos biológicos.
- As crianças manifestam um grande entusiasmo quer em mexer na terra, em cultivar, assim como em mexer nos alimentos.
- Alguns pais referiram que os seus filhos perguntaram quando iam ter uma horta para cultivarem alimentos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todas as semanas existem crianças responsáveis pela manutenção da horta, como regar, retirar as ervas daninhas, fazer a compostagem e sempre que necessário, semear, plantar e colher.
9. Como é feita a preparação do solo?
Visto tratar-se de uma horta biológica, não são usados produtos químicos. A horta está separada por canteiros dos quais três ficaram em poisio, servindo também para o deposito das folhas que vêm do compostor.