3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
1- Criação de um espaço onde os alunos da Unidade de Ensino Estruturado possam desenvolver atividades de cariz funcional, com o objetivo de promover a autonomia pessoal e social, aumentar a responsabilidade, adquirir hábitos de trabalho e competências que podem ser úteis para a sua vida pós-escolar, contribuindo também para a inclusão destes na vida ativa na comunidade onde estão inseridos;
2- Sensibilizar para uma alimentação saudável, para a preservação dos recursos naturais, solos e biodiversidade;
3- Promover um espaço de aprendizagem e de lazer para toda a comunidade educativa.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O facto da horta biológica ser tratada por alunos com perturbações do espectro do autismo, com supervisão dos técnicos da educação especial, e por alunos do ensino secundário, sem necessidades educativas especiais, interessados pela agricultura biológica.
6. Como são envolvidas as famílias?
Colaboração através de doação de ervas aromáticas.
Elaboração de suportes identificativos das culturas.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Participação ativa e extracurricular dos alunos envolvidos;
- A Comunidade Escolar pode observar e identificar as diferentes etapas de desenvolvimento das diferentes culturas existentes;
- Os alunos revelam um grande respeito pelo espaço;
- A horta constitui-se também como o espaço predileto para alguns alunos da Unidade de Ensino Estruturado.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
- As tarefas referentes à manutenção da horta (retirar ervas daninhas, ..., regar...) são todas realizadas pelos alunos, de acordo com as suas características e motivações, com a colaboração e supervisão dos docentes e funcionários envolvidos;
9. Como é feita a preparação do solo?
Numa fase inicial, através de escavadora manual. Nas fases de manutenção e cultivo, através de enxada. É usado material orgânico.