Escola Básica das Taipas

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há aproximadamente quatro anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A área aproximada da horta é de 180m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar todos os elementos envolvidos no processo no desenvolvimento de uma relação com o meio ambiente e sensibilizando para práticas ambientais equilibradas e de sustentabilidade.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Todas as atividades relacionadas com a horta, os custos de execução e manutenção são comportados pelo grupo de Educação Especial. Este grupo pretende também envolver novos elementos da comunidade educativa no projeto.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Especial
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 13
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos os pais e encarregados de educação dos alunos da Educação Especial.

6. Como são envolvidas as famílias?

O envolvimento das famílias é feito através do consumo dos produtos da horta e fornecimento de plantas novas e sementes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos da escola mostraram interesse pelo trabalho desenvolvido, voluntariando-se para participar em atividades da horta. A comunidade valorizou a ocupação de um terreno desocupado e o desenvolvimento de atividades de sustentabilidade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada em função do horário dos alunos e professores, existindo um calendário semanal fixo. As tarefas são orientadas por um professor ou auxiliar e executadas pelos mesmos e por um grupo de alunos, em função das suas capacidades.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita manualmente e com a ajuda de uma moto enxada.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi feita compostagem num compostor construído pelos alunos de Educação Especial sob orientação dum professor de Educação Tecnológica. A compostagem foi feita com todos os detritos da horta e dos espaços verdes da escola, folhas secas, detritos orgânicos da cozinha e do bar.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas existentes são: couve-galega / couve-flor; salsa/coentros/orégãos; brócolos/ alfaces; espinafres/ alhos/, alho francês, cebolas, Batata, feijão, abóbora, curgete, Pimentos, Tomates, feijão-verde/ ervilhas, girassóis/ malmequeres, alecrim/hortelã, erva-cidreira/malvas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita por aspersão e manualmente. Por grupos de alunos escalonados para o efeito, sob orientação de um adulto.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Este ano a praga principal foi de caracóis e lesmas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

O controlo foi feito através da associação de plantas aromáticas e com a aplicação de sal nos limites das culturas e pequenos recipientes com cerveja.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

Os únicos animais que existem na horta são: minhocas, joaninhas, abelhas borboletas e sapos.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

A nossa horta é trabalhada ao longo do ano letivo nas diferentes áreas desenvolvidas por este grupo de alunos. Este projeto engloba atividades diversas, tais como: pesquisa das culturas a desenvolver, estimativa de custos, elaboração de um croqui da horta, elaboração de placas informativas e espantalhos decorativos. Exploração de diferente informação sobre as atividades e culturas a desenvolver ao longo do ano. Parcerias com a Biblioteca Escolar nas atividades relacionadas com o meio ambiente.
Outras atividades realizadas em torno da horta, foram a venda de legumes, sementes, flores e a confeção de alimentos; colheita, secagem e venda de plantas aromáticas; assim como o embelezamento dos espaços com plantas cultivadas na horta.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica das Taipas

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Professor coordenador da horta: Helena Leite