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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

21 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e de jardinagem;
Promover a responsabilização das crianças nas atividades da horta;
Dinamizar o espaço exterior;
Contactar diretamente com a natureza estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica
Fomentar a observação e investigação do desenvolvimento das sementes e das plantas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Contacto e observação direta com as plantas que nos podem ajudar a enriquecer os nossos conhecimentos.
Perceber o processo de crescimento de alguns produtos hortícolas, que no dia a dia chegam à nossa mesa.
Tomar consciência do trabalho árduo do agricultor que está sempre dependente das condições climatéricas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Área da Formação Social e Pessoal e Área do Conhecimento do Mundo.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 50
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

6. Como são envolvidas as famílias?

A dinâmica do jardim de infância está sempre presente nas famílias que se mostram disponíveis sempre que solicitadas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos levam frequentemente os pais e avós a ver a horta. Alguns pais já se disponibilizaram a regar a horta no período de férias.
Melhoria dos hábitos alimentares em relação aos legumes.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida por parcelas devidamente identificadas.
Dependendo das condições climatéricas, os alunos regam a horta e retiram as ervas daninhas.
Para maior organização das tarefas foram formados pequenos grupos de trabalho.

9. Como é feita a preparação do solo?

Retiramos do solo todas as ervas daninhas e removemos restos da horta do ano anterior. Cavamos a terra e adubamos com composto orgânico produzido no compositor.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num compositor que foi dispensado pela LIPOR
Os materiais que utilizamos são: restos de fruta e legumes, cascas de ovos, sacos de chá e borra café; aparas de jardim/horta, palha e folhas. Deve-se sempre alternar as camadas de resíduos verdes e castanhos. Sempre que houver falta de humidade deve regar-se.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas que a nossa horta biológica têm produzido são principalmente: batatas, abóboras, couves, alfaces, morangos, cebolas, feijões, tomates, chuchu, hortelã, cidreira e salsa.

13. Como é feita a gestão da rega?

Na horta são utilizados dois tipos de rega: com o regador aproveitando a água da chuva ou água da rede.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Doce de Abóbora, para vender na feira de Outono. A abóbora foi colheita do ano anterior.
Confeção de caldo verde e salada de alface com produtos da horta. Salada de frutas com morangos colhidos na horta. Confeção de um espantalho, reutilizando vários materiais.

16.2. Anexos

 

Publicado por: JI do Baixinho

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Professor coordenador da horta: Teresa Maria Sousa