EB 2,3 da Toutosa

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Seis meses

2. Área aproximada da horta (m²)

Entre hortas verticais e não verticais, aproximadamente 40 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Educação para a Sustentabilidade;
Sensibilização para a produção de bens comestiveis em pequenos espaços, recorrendo à metodologia da agricultura biológica.
Melhoramento dos espaços exteriores da escola.
Educação para rentabilização dos resíduos orgânicos mediante a construção e manutenção de um vermicompostor pelos alunos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Variedade na forma, materiais e técnicas utilizadas na construção das hortas em pequenos espaços.
Construção e manutenção de um vermicompostor pelos alunos e utilização do vermicomposto nas hortas.
Elaboração de um conto "O Hotel das Minhocas" e respetiva ilustração, com o intuito de motivar a comunidade escolar para o reaproveitamento de resíduos orgânicos vegetais para serem transformados num fertilizante orgânico muito rico.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 15
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Fisico-Química, Português, Educação Tecnológica, Educação Visual, Núcleo do Ensino Especial, Biblioteca Escolar, Direção
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 150
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 6
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 9

6. Como são envolvidas as famílias?

Participam com diversos materiais biológicos e/ou de materiais para construir as hortas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm aderido com entusiasmo nas diferentes etapas de construção e manutenção das hortas e do vermicompostor.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Formaram-se grupos de trabalho constituídos por alunos professores e assistentes operacionais.

9. Como é feita a preparação do solo?

Nas hortas verticais foi utilizado um substrato orgânico de compra. Nas hortas construídas nos talhões o solo foi cavado e misturado com folhas secas e raspum. O solo destas hortas será enriquecido com chá de vermicompostagem, composto, vermicomposto e estrume (fornecido por alunos que possuem animais de criação).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola possui dois compostores oferecidos pela Autarquia e um vermicompostor construído pelos alunos. Todos eles são alimentados com restos de relva, folhas secas e alguns restos de poda retirados do espaço exterior da escola assim como restos de legumes, cascas de fruta, cascas de ovo e borras de café, provenientes da cantina e do bar da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, favas, ervilhas, ervas aromáticas, flores comestíveis, espinafres...

13. Como é feita a gestão da rega?

Devido às condições metereológicas não tem sido necessário regar.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Ainda não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Numa fase posterior serão confecionadas receitas recorrendo aos produtos provenientes das hortas, na cozinha pedagógica.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB 2,3 da Toutosa

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Professor coordenador da horta: clara nadais