EB1/JI Vila Boim

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Aproximadamente 50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta está integrada num Projeto que visa dar respostas, no âmbito da Educação Especial.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O facto de serem os alunos com necessidades de respostas, no âmbito da Educação( incluídos na alínea e)-Currículo Específico Individual) a executar as tarefas com as orientações e ensinamentos dos professores envolvidos no projeto.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: EMRC, CN e Geografia (entrou este ano letivo)
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 11
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

Na doação de sementes e compra de produtos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Na Comunidade- A venda da totalidade dos produtos na escola e o envolvimento crescente da comunidade escolar e educativa, plasmada no aumento do número de visualizações dos vídeos publicados e no número de pessoas alcançadas pelas partilhas.
Nos alunos - Fomenta a auto estima dos alunos envolvidos e o gosto pelo saber-fazer visível nas reportagens vídeo publicadas na página do Facebook do grupo Eco-Escolas.
https://www.facebook.com/clubedoambiente.agrup.escolasn3.elvas

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com os horários dos professores e dos Programas Educativos Individuais dos alunos alunos com necessidades de respostas, no âmbito da Educação Especial e em alguns casos dos seus PIT ; das sementeiras e respetivos ciclos vegetativos das culturas.

9. Como é feita a preparação do solo?

Motoenxada e trabalho muscular.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Começámos em fevereiro.
Construímos um compostor artesanal.
Colocámos pedras no fundo do compostor e resíduos da poda de árvores para criar uma "camada de arejamento" e vamos colocar 15 cm de ervas verdes e folhagens seguida de restos orgânicos gentilmente doados pelo Snack Bar Luís Besugo e contributos(relva e folhagens) da comunidade escolar e de alunos do grupo Eco-Escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, couves, cebolas, batatas, coentros, salas, poejos e alfaces.

13. Como é feita a gestão da rega?

Com um regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até agora não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

A parte prática de uma aula de Geografia, no âmbito dos tipos de agricultura, designadamente a da agricultura Biológica.
Venda simbólica dos produtos da Horta-Bio na sala de professores pelos alunos do Regime Educativo Especial.
Ver vídeos no diário do grupo Eco-Escolas em
https://www.facebook.com/clubedoambiente.agrup.escolasn3.elvas

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1/JI Vila Boim

avatar

Professor coordenador da horta: Cristina Mendes