Escola Básica e Secundária de Vilela

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano

2. Área aproximada da horta (m²)

30

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover hábitos de vida saudável;
Fomentar atividades que promovam a consciência ecológica e patrimonial no meio escolar;
Promover a integração de alunos com Necessidade Educativas Especiais.
Criar uma consciência ecológica nos alunos da escola.
Desenvolver o gosto pela Agricultura Biológica;
Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
Desenvolver atitudes de autoestima e reforçar a autoconfiança;
Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizando atividades manuais e promovendo o seu sentido estético;
Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Trata-se de um projeto inicialmente desenvolvido para ocupar alunos com necessidades educativas especiais mas que rapidamente foi adotado por toda a comunidade.
Os encarregados de educação trouxeram espécies vegetais para cultivo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 33
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias fazem o acompanhamento das culturas e trazem novas espécies para cultivo.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Foi realizada uma feira de produtos agrícolas. com produtos na nossa horta e outros trazidos pelos alunos nas hortas familiares.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as quintas feiras de manhã um grupo de alunos diferente desloca-se à horta para colheita e manutenção da horta

9. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi preparado com a ajuda da junta de freguesia de Vilela que lavrou o terreno.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais para compostagem são provenientes da cantina da escola e borras de café do bufete da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervilhas
Favas
Alho francês
Cebolas
Alface
Coentros
Salsa
Feijão
Batatas
Courgettes
Tomate cereja
Pencas

13. Como é feita a gestão da rega?

Com as condições atmosféricas que se fizeram sentir, ainda não foi preciso regar a horta. De futuro será feita por alunos e assistentes operacionais-

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Feira de produtos biológicos
Confeção de alimentos na cantina da escola

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Vilela

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Professor coordenador da horta: Rui Filipe Ribeiro Magalhães