10.1. Se sim, como e com que materiais?
Num compostor recuperado no ano letivo anterior. Os restos (cascas de hortaliças e fruta, ervas daninhas retiradas dos canteiros e hortas, ...) que os alunos trazem de casa, visto que esta escola não tem refeitório.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Algumas árvores de fruto que foram plantadas o ano letivo anterior. Culturas sazonais (feijão verde, favas, cebolas, tomate, alhos, alface, abóbora, courgete, beringela, morangos, ervas aromáticas, ...)
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega na horta 1 continua a depender de depósitos de água da chuva e da rede pública. É efetuada no período da manhã evitando evaporação e o gasto excessivo. Feita de forma manual.
Na horta 2 aquando da limpeza descobrimos um sensor de rega automática que já rega a zona de jardim, mas que aguardamos as férias para tentar instalar também próximo da horta 2 para facilitar a rega gota a gota nas aromáticas e levar pontos de água.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Plantamos ao lado das couves atacadas beterraba (agricultura biológica), foi um pai que nos aconselhou. Alimentamos as larvas e não prejudicamos nem a beterraba, nem as couves. Não adicionamos nenhum produto químico. Plantamos também algumas roseiras que salvaguardam o ataque de algum pulgão.
15.1. Se sim, que espécies?
Peixes, rãs, salamandras e agora também alguns pássaros selvagens que não consomem as nossas plantações porque têm comedouro e bebedouro próprio.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Dia da sopa e das saladas.
Venda de ramos de ervas aromáticas.
Arte na reutilização, imagens de seres vivos imaginários e contos.