Escola Secundária Quinta do Marquês

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

20

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Promover o contacto com a natureza;
Incentivar os alunos para o desenvolvimento de práticas ecológicas e agricultura biológica;
Tornar o espaço da escola mais atrativo e verde.
Recuperar espaços abandonados e com aspetos devolutos.
Entregar hortícolas, ervas aromáticas e frutos a famílias carenciadas
Embelezar canteiros com flores.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Unir a reciclagem e reutilização de materiais da escola para utilização na horta.
Ligar aspetos naturais a aspetos sociais e culturais (solidariedade);
Confecionar artigos a partir de colheitas da horta (sopa, saladas);
Envolver as famílias nas sementeiras e colheitas.
Recuperar o máximo de espaços abandonados da escola e transformá-los em espaços verdes acolhedores.
Dinamizar um espírito de entreajuda e de conservação de espaços.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Ed. visual, Ed. Física, Português, Inglês, Matemática, Artes.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 180
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 50

6. Como são envolvidas as famílias?

Recolha de sementes naturais para o banco de sementes da escola;
Entrega de restos de alimentos (cascas, ...) para o compostor;
Plantação e na compra de ramos de ervas aromáticas;
Preparação de cabazes.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os espaços plantados e recuperados são protegidos pelos alunos. Denota-se uma melhoria nas atitudes face ao meio envolvente (respeito, observação, ...).
Os auxiliares de ação educativa, voluntariamente quando em período de férias regam as hortas. Muitos alunos optam por estudar, ler e até lanchar nos espaços verdes da escola, aproveitando o ar livre. Muitas atividades desportivas de exposição abriram-se para o exterior (seres vivos imaginários, teatro, dança, ...). A comunidade tem pouco a pouco saído do casulo de betão!!
Este ano os nossos alunos também se envolveram em atividades ambientais organizadas pela autarquia, nomeadamente no dia da Terra, do Ambiente, entre outras com a plantação de espaços dentro e fora da escola.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Horário funcional durante todo o ano letivo;
Atividades desenvolvidas em sala de aula;
Calendarização em função das atividades.

9. Como é feita a preparação do solo?

Manualmente pelos alunos e professores. Na horta 2, como o terreno estava muito alterado e com muito material de obras solicitamos auxílio à câmara municipal de Oeiras, que interveio de forma pronta.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Num compostor recuperado no ano letivo anterior. Os restos (cascas de hortaliças e fruta, ervas daninhas retiradas dos canteiros e hortas, ...) que os alunos trazem de casa, visto que esta escola não tem refeitório.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Algumas árvores de fruto que foram plantadas o ano letivo anterior. Culturas sazonais (feijão verde, favas, cebolas, tomate, alhos, alface, abóbora, courgete, beringela, morangos, ervas aromáticas, ...)

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega na horta 1 continua a depender de depósitos de água da chuva e da rede pública. É efetuada no período da manhã evitando evaporação e o gasto excessivo. Feita de forma manual.
Na horta 2 aquando da limpeza descobrimos um sensor de rega automática que já rega a zona de jardim, mas que aguardamos as férias para tentar instalar também próximo da horta 2 para facilitar a rega gota a gota nas aromáticas e levar pontos de água.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Lagartas das couves.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Plantamos ao lado das couves atacadas beterraba (agricultura biológica), foi um pai que nos aconselhou. Alimentamos as larvas e não prejudicamos nem a beterraba, nem as couves. Não adicionamos nenhum produto químico. Plantamos também algumas roseiras que salvaguardam o ataque de algum pulgão.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Peixes, rãs, salamandras e agora também alguns pássaros selvagens que não consomem as nossas plantações porque têm comedouro e bebedouro próprio.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Dia da sopa e das saladas.
Venda de ramos de ervas aromáticas.
Arte na reutilização, imagens de seres vivos imaginários e contos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Secundária Quinta do Marquês

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Professor coordenador da horta: Cristina Guerreiro de Almeida Cordeiro