Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O canteiro de aromáticas, existe desde 2014-2015, e os dois jardins verticais, existem desde o ano letivo 2013/2014.O espaço verde existe desde o inicio da escola, entretanto foi sendo valorizado ao longo de todos os anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

O jardim horizontal tem aproximadamente 40 m2. Além desta área temos dois jardins verticais, e a envolvente da escola, com várias árvores plantadas.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O Jardim de Aromáticas foi um projeto desenvolvido por alunos, repleto de uma variedade de cheiros e sabores, oriundo das ervas aromáticas, intitulado “Aromatizar a Terra Verde”.
A EPATV tem como principal objectivo dar a continuidade, aos seus alunos dos vários cursos mas prioritariamente aos alunos dos cursos de cozinha, a importância das aromáticas numa alimentação saudável e na cozinha portuguesa.
A valorização dos espaços verdes da escola também é uma preocupação constante na nossa eco-escola, por isso plantámos várias árvores de fruto, construímos duas floreiras que acompanham todos os eventos da escola, para decoração, e para isso colocamos rodas para mais facilmente serem transportadas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projecto é ser o “Nosso Jardim”.
Tentámos fazer o nosso melhor, o projecto foi sofrendo várias alterações, pois as sugestões de todos foram tidas sempre em conta. O jardim está construído à nossa medida. E mais uma vez, ao longo deste ano lectivo fomos enriquecendo com mais variedade de plantas e com mais a novidade das floreiras.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2 responsáveis, vários colaboradores.
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: O jardim é de todos e todas as disciplinas vão sendo convidadas a participar. De uma forma transversal, Matemática, TIC, Integração,Serviços de Cozinha, Português, Desenho,…
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: Responsáveis 35 alunos, mas todos os alunos são envolvidos, na rega, na preservação e na divulgação do jardim.
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: Responsáveis dois funcionários, mas todos os outros ajudam.
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Diretamente, dois pais.

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias contribuem de uma forma indirecta, pois recomendam aos seus filhos as técnicas e os saberes que nos orientam.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O maior impacto que a criação deste jardim teve foi a importância da utilização das aromáticas numa alimentação mais saudável, menos sal, mais sabor. Esta missão foi reconhecida e debatida nas várias atividades promovidas e partilhada pelos nossos alunos com as suas famílias.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são partilhadas pelos vários alunos, professores e funcionários. O trabalho foi partilhado maioritariamente pelas turmas: Bar, Análise Laboratorial e Eletrotecnia.
Na fase da manutenção, onde era necessário fazer a rega, cortar a relva e retirar as ervas daninhas, tivemos a colaboração de alunos de outras turmas.

9. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano lectivo, os alunos do curso de Análise Laboratorial, em laboratório, plantaram na sua estufa as sementes que posteriormente, foram transplantadas para o jardim exterior. O solo foi apenas remexido e as novas plantas foram plantadas.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

No nosso jardim existem imensas ervas aromáticas: salsa, coentros, manjericão, tomilho, tomilho limão, orégãos, stévia, alecrim, erva-cidreira, várias hortelãs. Temos também arruda, morangueiros, mirtilos, groselhas, entre outos.

13. Como é feita a gestão da rega?

No jardim horizontal foi colocada, logo na sua construção, rega automática.
Nos jardins verticais e floreiras, são os alunos, professores e funcionários que gerem a necessidade da rega.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sempre que se trata do jardim, em qualquer manutenção, ou rega, estamos atentos às nossas plantas e felizmente ainda não nos deparamos com doenças nem pragas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

No dia Eco-Escolas, efetuamos a promoção do projeto “Prove”, fazendo no átrio da escola a divulgação das cestas de produtos biológicos. Além da venda e promoção das cestas de legumes e frutas da região, também foi realizada a venda de produtos locais ( mel, cogumelos, frutos vermelhos, compotas, chás). Neste dia, a Comunidade foi convidada a estar presente nas palestras e foi a Comunidade que deu os seus pareceres: um produtor de frutos vermelhos, um produtor de raças autóctones, um produtor de mel, um jovem agricultor de cogumelos em tronco, entre outros.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

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Professor coordenador da horta: Paula Costa