10.1. Se sim, como e com que materiais?
Fizeram-se apenas pilhas de composto com ervas que se amontoaram para decomposição. No final do ano fez-se um compostor circular com ~ 1 m de diâmetro e de altura com rede.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alho francês, alface lisa, crespa e roxa, couve roxa, portuguesa, repolho, bróculos, beterraba, cebola, batata, salsa, favas, rabanetes,...
Organizaram-se consociações com plantas companheiras disponíveis em cada época e seguiram-se +/- as tabelas técnicas.
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita com mangueira ou com regadores abastecidos pela mangueira e é feita por todos os alunos, rotativamente.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim. Pragas: muitos caracóis e lagartas da couve. Alguns canteiros de favas ficaram dizimados com afídeos. Alguns canteiros de batata foram muito atacados pelo míldio.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Além das atividades atrás referidas, nomeadamente a confeção de doce de laranja, colocaram-se os produtos da horta à disposição da comunidade escolar, em bancadas, compraram-se e cederam-se manjericos pelos Santos populares, fizeram-se biopesticidas com frutos da amargoseiras do jardim que se aproveitaram, realizaram-se visitas de estudo para identificação de plantas, construíram-se 5 prensas para secagem de plantas, decorou-se o jardim com esculturas de pedras e dentro estruturas com pneus, produziram-se batatas. Pintaram-se maispneus que se reaproveitaram e com eles decorou-se o jardim.