Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dependendo dos cursos ministrados, quase todos os anos há horta, desde o início da Escola.

2. Área aproximada da horta (m²)

~100 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta localiza-se num local próximo da "fonte" da famosa marca de água engarrafada "Água da Bela Vista", sítio onde as ervas crescem muito e precisam de ser "colhidas", porque o solo é de boa qualidade e se não for aproveitado, é local de acumulação de lixo. Além disso, grande parte das famílias dos alunos sustentam-se do RSI, parecendo ser importante, os alunos aprenderem a "tirar partido" da Terra, para seu sustento e de suas famílias, porque os alimentos não têm que ser importados. É preciso trabalhar para as crianças e jovens da Escola tenham um alimentação mais saudável.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Adaptou-se o método de hortas de pé quadrado, adequado para pessoas de zonas urbanas, com consociações de plantas. Armaram-se canteiros altos, para os alunos trabalharem sem precisar de colocar os joelhos no chão e por isso, sujarem menos a roupa. Por haver poucos recursos económicos e porque é necessário combater o desperdício e valorizar os produtos do jardim, da horta e do pomar, fizeram-se biopesticidas com os frutos das amargoseiras do jardim; "fez-se" sumo de laranja para o lanche, mas aproveitou-se a casca para reinventar o "doce" de casca de laranja típico da nossa cidade, Setúbal.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: jardinagem e espaços verdes; formação vocacional
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 50
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Envolveu-se um familiar de 1 aluno com visita a uma horta; alguns familiares interessaram-se nos produtos da horta e do pomar; existiam familiares que eram jardineiros de profissão ou tinham hortas que ofereciam plantas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Desenvolveu-se um worksop para os alunos mais novos, dinamizado pelos alunos com hortas. O worshop tinha com tema: fazer hortas portáteis, aproveitando garrafas de água PET.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A maioria dos canteiros da horta representa uma área de cerca de 1 m2. Cada canteiro "pertence" a 1 ou 2 alunos que faz a manutenção. A rega com mangueira ou com regadores abastecidos pela mangueira era repartida por todos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Grupos de 2 alunos ou mais, removeram resíduos do terreno (entulho, ferro, plástico) que foi separado e colocado para reciclagem. Cada grupo de 2 alunos fez a limpeza das infestantes, retirou as pedras, mobilizou o solo e armou o seu canteiro com enxadas. Ancinhou, fez adubação de fundo com adubo orgânico BIO.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Fizeram-se apenas pilhas de composto com ervas que se amontoaram para decomposição. No final do ano fez-se um compostor circular com ~ 1 m de diâmetro e de altura com rede.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho francês, alface lisa, crespa e roxa, couve roxa, portuguesa, repolho, bróculos, beterraba, cebola, batata, salsa, favas, rabanetes,...
Organizaram-se consociações com plantas companheiras disponíveis em cada época e seguiram-se +/- as tabelas técnicas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com mangueira ou com regadores abastecidos pela mangueira e é feita por todos os alunos, rotativamente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Pragas: muitos caracóis e lagartas da couve. Alguns canteiros de favas ficaram dizimados com afídeos. Alguns canteiros de batata foram muito atacados pelo míldio.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Observação das culturas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Além das atividades atrás referidas, nomeadamente a confeção de doce de laranja, colocaram-se os produtos da horta à disposição da comunidade escolar, em bancadas, compraram-se e cederam-se manjericos pelos Santos populares, fizeram-se biopesticidas com frutos da amargoseiras do jardim que se aproveitaram, realizaram-se visitas de estudo para identificação de plantas, construíram-se 5 prensas para secagem de plantas, decorou-se o jardim com esculturas de pedras e dentro estruturas com pneus, produziram-se batatas. Pintaram-se maispneus que se reaproveitaram e com eles decorou-se o jardim.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago

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Professor coordenador da horta: J. Miguel Reis