3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações e objetivos de criação da Horta Biológica englobam são várias, nomeadamente motivações ambientais, pedagógicas e sociais.
Pretende-se promover nos alunos atitudes de proteção e poupança dos recursos naturais (solo, água, …), a reciclagem de resíduos orgânicos (compostagem), a agricultura de sustentabilidade e a divulgação do conceito de horta familiar e/ou comunitária. Pedagogicamente proporciona-se aos alunos, novas e variadas formas de aprendizagem, assim como a aquisição dos conhecimentos definidos pelas metas curriculares dos vários níveis de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
Na vertente social pretende-se desenvolver o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal, o combate à indisciplina e a integração dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Com a horta biológica pretende-se também, incentivar hábitos alimentares saudáveis e divulgar a prática da agricultura biológica como forma de conseguir uma alimentação saudável. Ainda neste ponto pretende-se que os pais (encarregados de educação) e outros elementos ou instituições da área envolvente participem no projeto.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto revela a sua originalidade no facto de se utilizar a horta como um recurso de aprendizagem dinâmico, em várias áreas disciplinares, e não como uma simples extensão das atividades escolares ou dos tempos livres dos alunos. Para além disso, vai permitir aos alunos, em especial os de Necessidades Educativas Especiais, o desenvolvimento de uma inteligência e estabilidade emocional, assim como permitir que os encarregados de educação desenvolvam atividades em parceria com os seus educandos.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias vão disponibilizar plantas, sementes e outros materiais. Há encarregados de educação que executam tarefas de manutenção da horta com os seus educandos na escola.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta proporcionou uma onda de motivação e disponibilização dos alunos para participar na realização da mesma, assim como da restante comunidade escolar. Permitiu ainda, valorizar o trabalho de equipa, respeitar os espaços verdes, compreender a origem dos produtos hortícolas e valorizar a natureza nas suas diversas vertentes (ecológica, biológica e social).
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é organizada de acordo com o horário dos alunos e das tarefas que são necessário executar. Os alunos do 8.º ano deslocam-se à horta no horário da disciplina de Ciências Naturais, no bloco de 45 minutos, sempre que é possível integrar a atividade da horta na planificação da disciplina.
Os alunos do Clube "Vamos à Horta" é também, responsável pela manutenção da horta, a restante comunidade escolar é também parte integrante da calendarização de tarefas.
9. Como é feita a preparação do solo?
As plantas espontâneas ou infestantes foram removidas para se proceder à mobilização do solo. Esta foi realizada com o cuidado necessário, por forma a não danificar os seres vivos que utilizam o solo como habitat, pois também estes desempenham um papel fundamental nas culturas biológicas (solo vivo). Assim, evitou-se enterrar os organismos aeróbios e trazer à superfície outros, que entram em stresse com a luminosidade.
De seguida, procedeu-se à incorporação superficial de matéria orgânica (composto retirado do compostor da escola e composto de cavalo).