1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
8 anos. No ano letivo de 2008-2009, iniciámos com uma horta de cerca de 75m quadrados, integrada no espaço escolar. No ano escolar de 2011-2012, reaproveitamos o terreno baldio contíguo à escola, cedido pelo Município e, construímos a grande horta. Ambas
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Foram vários os objetivos que estiveram na base da criação da horta sendo que, os principais foram valorizar o espaço envolvente da escola criando uma área que permitisse uma interação entre a escola e o meio envolvente. O espaço exterior é muito amplo e era necessário encontrar estratégias para a sua valorização tornando-o alegre, acolhedor, funcional e diversificado. Também o facto de o agrupamento diversificar a sua oferta formativa - Cursos de Educação e Formação, Cursos Vocacionais e de Formação de Adultos, levou a que olhássemos para um espaço baldio, com mais atenção e o tornássemos laboratório vivo de aprendizagem e de lazer, no qual se promova a saúde e segurança alimentar; a proteção do meio ambiente e a fertilidade do solo.
O agrupamento insere-se num meio rural, onde a agricultura é um setor em que todas as famílias possuem uma área de cultivo, portanto esta foi também uma forma de fomentar a participação e o intercâmbio entre a escola / a família / comunidade local, valorizando os seus saberes. Assim, passamos de uma pequena para uma grande horta pedagógica, que permitisse englobar os conhecimentos tradicionais de cultivo da terra, rentabilizando-a como meio de aprendizagem pedagógica, introduzindo na comunidade o conceito de produção biológica. Também pretende aproximar os pais e encarregados de educação e outros intervenientes na escola, diversificando o ambiente escolar e tornando-o mais abrangente. Fosse igualmente, um meio de sensibilização da comunidade educativa para a necessidade de defesa da Natureza e de respeito pelos valores ambientais; divulgar os princípios da Agricultura Biológica, elucidando a comunidade escolar acerca da sua importância para a preservação ambiental.
Finalmente é um espaço que trabalha a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e é transversal aos diferentes níveis de ensino (do JI ao 9.º ano).
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Em primeiro lugar pela sua dimensão. Em segundo, pelas interações que se geram, entre a escola e a comunidade educativa. Estabelecemos parcerias com a comunidade local e alargada para nos ajudarem a melhorar a horta. Depois, para além do modo de produção ser bio, é sujeita a um Regulamento de Utilizadores. Cada talhão/parcela é explorada por utilizadores: professores, assistentes operacionais, alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos; Clube da Horta Bio, Clube de Hortofloricultura para alunos com NEE e pais. É tida como um potencial recurso educativo e a par da estufa, um laboratório vivo de aprendizagem.
A participação de agricultor local na mobilização do solo, com alfaias agrícolas mecanizadas, uma vez que o solo tem forte tendência para compactar e com grandes quantidades de pedra. Não se pode moldar ou mudar rapidamente o solo, de acordo com as nossas necessidades ou expectativas, pelo que é importante criar condições para o solo produzir de forma sustentável.
Em parceria com o Município, na reflorestação do Bosque das Autóctones, com dádiva de pequenas árvores autóctones da região.
Colaboração das famílias para nos cederem sementes, garrafas PET e paletes de madeira;
Fazemos a germinação das culturas em estufa, para posterior transplantação na horta e jardins;
Desenvolvemos atividades experimentais entre as disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química: análise física e química do solo, estudo dos fatores ambientais na sementeira, germinação e crescimento das plantas.
O apoio de uma cozinha especificamente equipada para ensinar os alunos com NEE (e outros) a confecionarem as suas refeições com os produtos da horta, tendo em vista a sua preparação para vida ativa;
Fazemos várias colheitas e utilizamos os produtos da horta na Campanha Cabaz Solidário.
Replantamos a sebe de frutos com framboesas, maracujá e chuchu e, construímos uma latada para suporte. Manteve-se os canteiros de flores e de plantas aromáticas para atrair insetos polinizadores e plantaram-se novas árvores de fruto.
Preservamos a biodiversidade existente, através da manutenção das caixas ninho, do hotel para insetos, das sebes de vegetação natural e espontânea (arbóreas, arbustivas e herbáceas) nas delimitação do campo agrícola, bem como, a preservação do bosque das melíferas e das autóctones, constituindo nichos favoráveis ao desenvolvimento de animais auxiliares, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema agrícola, pelo aumento da diversidade de flora e fauna que ali vive.
Conservamos o recurso hídrico existente - ribeiro, e a vegetação ripícola existente nas margens e também, utilizamos a água para rega da horta. Enriquecemos a biodiversidade com a exploração agrícola criando e mantendo mosaicos/parcelas com produção tremocilha que disponibilizam alimento para insetos e aves e, por fim destinam-se a adubação verde.
Cremos que a horta é um local educativo-pedagógico de toda a comunidade educativa, que tem permitido a valorização do modo de produção bio e a dignificação da profissão de agricultor; perceção de sustentabilidade, consciência ecológica, noção de comida e cozinha saudável; participação e dinamização em/de ações e palestras de sensibilização à consciência ambiental e alimentação saudável.
6. Como são envolvidas as famílias?
Através das atividades e iniciativas propostas em reuniões ou pelos filhos com convites. Também participando na construção de projetos e no fornecimento de materiais de construção, dinamizados pelos alunos envolvidos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Ao longo dos vários anos de implementação da horta notamos que os alunos vão estando cada vez mais sensibilizados para o trabalho que aqui se realiza. O ambiente e a alimentação saudável são temas transversais às matérias abordadas nas salas. A horta proporciona diversas possibilidades de exposição destes temas e permite o desenvolvimento de ações pedagógicas em equipa, explorando a multiplicidade e interdisciplinaridade das diferentes formas de aprender e de ensinar. Neste sentido, a horta possibilita intervir na cultura dos alunos e envolver a participação dos professores em novas práticas pedagógicas. Permite ainda, consolidar os conhecimentos e fomentar o gosto e o respeito pela Natureza e pela preservação e engrandecimento do património natural da região.
A horta permite desenvolver o espírito de entre ajuda, cooperação e partilha de conhecimentos entre os elementos da comunidade educativa.
Também a venda direta dos produtos hortícolas na escola, possibilita a divulgação dos mesmos e das práticas seguras e saudáveis na agricultura/horticultura.
Gradualmente as famílias dos utilizadores da horta foi alterando algumas práticas de cultivo e hábitos alimentares. Passou-se a falar de compostagem e a realizá-la em casa e, a valorizar práticas amigas do ambiente e da preservação dos recursos naturais.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Professora coordenadora do projeto Horta Bio; Existe um regulamento de funcionamento e do utilizador da horta biológica; O apoio do clube de Hortofloricultura para alunos com NEE, Clube Horta Bio, Curso Vocacional, na disciplina de Jardinagem; Cada utilizador possui um talhão que o cultiva segundo os princípios da Agricultura Biológica e respeitando o regulamento; São realizadas sementeiras (sementes biológicas) em estufa pelos alunos dos clubes, de acordo com a época e que depois são cedidas aos utilizadores; Todos os utilizadores contribuem com os resíduos orgânicos das suas hortas para a compostagem; A coordenadora do projeto presta colaboração/apoio aos utilizadores da horta (demonstrações); Projeto Escola+Verde (Município).
9. Como é feita a preparação do solo?
No início do ano e, em virtude do solo da horta, compactar com facilidade, foi necessária a mobilização de uma parte, com auxílio da fresa, tendo sido inicialmente realizada a limpeza dos detritos existentes. Foram deixados alguns resíduos das culturas, para serem incorporados ao solo como fontes de azoto e de nutrientes.
Nos talhões em utilização deu-se continuidade às culturas.
A turma do Curso Vocacional - Jardinagem, fez de acordo com a planta, a redefinição das parcelas e dos carreiros de circulação e uma limpeza geral às bordaduras.
As fases seguintes foram de incorporação de matéria orgânica obtida através da compostagem produzida na escola e de cinza de madeira, resultante da queima de lenha das podas, pois o solo da horta tem uma acidez média.