EB1/JI de Vinha da Rainha

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

10 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

20 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Incentivar à prática de uma agricultura biológica.
Motivar para o cultivo de subsistência, com criação de hortas domésticas.
Levar as crianças a "revolucionar" as mentalidades das famílias.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A utilização das mesmas para aplicação prática no estudo de vários conteúdos programáticos.
Aplicação de novas técnicas, caso da fertilização do solo através da plantação de tremoço.
Criação de materiais, através de experiências para participação em projetos de ciências como foi o caso este ano letivo das "Lindas leguminosas". Criação de receitas com os produtos produzidos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: todas
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 35
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: quase todos

6. Como são envolvidas as famílias?

È pedida colaboração a vários níveis, quer com produtos (sementes ou plantas) como com participação ativa.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Alteração de comportamentos, tais como: fazer compostagem em casa. Fomentar a criação de pequenas hortas em casa! Valorizar a agricultura biológica. Venda de produtos na feira à moda antiga. Criação de uma nova receita de pasteis e bolachas de tremoço.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Através da distribuição de tarefas registadas em tabelas e atualizadas semanalmente, pelos professores ou alunos mais velhos (4ºano)

9. Como é feita a preparação do solo?

Com apoio da Junta de Freguesia e do professor (que cultiva também nas suas horas vagas).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com materiais da vegetação resultantes da limpeza do jardim, restos de comida e outros resíduos orgânicos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tremoço (bravo e branco), Couves (coração de boi, galega, roxa), bróculos, couve flor, morangos, alface,

13. Como é feita a gestão da rega?

Deverá ser instalada no futuro o sistema gota a gota, mas neste momento é através de mangueira ou regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Caracois e lesmas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Foi combatida com cinza.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Semana da alimentação: confecção de sopa.
Participação no seminário, mini congresso das ciências :"Brincar aos cientistas pode ser uma coisa séria - Ricas leguminosas" - A importância dos tremoço e as suas mais variadas utilizações.
Confecção/invenção de duas novas receitas com base no tremoço.
Venda de produtos na feira à moda antiga, promovida pela Junta de Freguesia de Soure.

16.2. Anexos

 

Publicado por: EB1/JI de Vinha da Rainha

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João de Macedo Santiago Moura Branco