1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o mês de novembro de 2015.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações e objetivos que estão na base da criação da horta - um projeto que denominámos h2orta - centram-se antes de mais na valorização que atribuímos à inclusão e participação ativa dos alunos. Pensámos este projeto tendo em vista os nossos alunos com necessidades educativas especiais, que derivam de vários cursos, mas logo, pela pertinência do mesmo e características dos alunos em geral, o projeto estendeu-se a um número mais vasto, o que constituiu um nova motivação ao promovermos assim a interdisciplinaridade, aplicando de forma prática conceitos presentes nas várias disciplinas; desenvolvendo modos de produção de produtos tendo como base a sustentabilidade ambiental e, tornar a escola um lugar de aprendizagem estimulante e acolhedor.
O espaço destinado à horta fica localizado a nascente do edifício principal, protegido de ventos de norte e com exposição solar de nascente e sul, com acessibilidade facilitada pelo exterior e visível do interior do edifício através de um vão localizado na receção.
A orientação solar e o enquadramento físico também foram fator de motivação pois conferem a este espaço características ideais para desenvolver este projeto de forma que toda a comunidade escolar acompanhe a sua evolução e se envolva na sua dinamização.
A horta será constituída por 4 áreas de plantação: a horta em canteiro existente num sistema tradicional; uma cultura em hidroponia desenvolvida numa estrutura a construir para o efeito; floricultura em floreiras construídas em pneus ou noutros objetos reaproveitados; e uma horta vertical de ervas aromáticas.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
- Os alunos com NEE, com Currículo Específico Individual, ao participarem neste projeto, estão a desenvolver competências funcionais, que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal e para a sua autonomia.
- O facto dos produtos cultivados poderem ser utilizados pelos nossos alunos dos cursos de Restauração variantes de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar e dos Cursos Vocacionais - Hotelaria e Turismo, nas suas aulas práticas.
- O facto de se destinarem ao consumo da comunidade escolar.
- O facto de servir para embelezar um espaço menos bonito da nossa escola, com poluição visual, dado que irá vedar as vistas para um edifício abandonado, em degradação e para a linha do comboio.
- O facto de envolver a aplicação de conhecimentos práticos dos alunos dos cursos de Mecatrónica e Design Gráfico na elaboração das estruturas necessárias, nomeadamente na criação de uma pequena estufa de hidroponia.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias - pais/encarregados de educação - estão a ser envolvidas de várias formas:
- tomando conhecimento do projeto através de reuniões;
- através dos pedidos de autorização para visitas de estudo dos seus educandos no âmbito das várias participações da escola no programa eco-escolas;
- pela sensibilização de entrega de materiais recicláveis para o H2orta e outros;
- através das publicações das várias atividades deste projeto na página da escola, na revista trimestral e nos jornais do município e região centro;
- partilhando saberes;
- fornecendo sementes e plantas para cultivo da horta e embelezamento do espaço exterior.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Até ao momento, o exemplo do impacto da horta na comunidade e nos alunos tem-se relacionado com o seguinte e que importa realçar:
- Valorização dos alunos com NEE, contribuindo para a interação com outros alunos.
- Contributo para um maior envolvimento de alunos de turmas de cursos vocacionais com problemas de comportamento.
- A motivação, iniciativa e empenho com que todos os alunos envolvidos participam nas tarefas demonstrando capacidade de aceitação das e nas diferenças, espírito de colaboração e responsabilidade.
- A receção acolhedora por parte da Câmara Municipal da Mealhada;
- A participação ativa do Centro de Interpretação Ambiental;
- A colaboração da Fundação da Mata do Bussaco (Turismo e atividades educativas);
- A colaboração da Estufa de Hidroponia;
- A participação no Dia Mundial da Alimentação;
- O envolvimento dos pais e encarregados de educação;
- O trabalho de equipa pluridisciplinar;
- O Clube Desportivo da Mealhada.
- A aceitação e apoio por parte de todos os sócios da escola enquanto instituição.
Estes exemplos impactantes ao nível dos alunos são notórios em cada atividade proposta e consequentemente executada, algumas registadas fotograficamente, outras avaliadas pela observação dos docentes e não docentes que acompanham todo o processo.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção será realizada semanalmente com o controlo do crescimento das infestantes, controlo do crescimento das hortícolas e outras plantações e substituição após a colheita.
O terreno será dividido pelos alunos envolvidos em que cada um ficará responsável pela manutenção e rega, sob orientação dos seus professores.
9. Como é feita a preparação do solo?
Limpeza das infestantes do solo com auxílio de enxadas, ancinho e carrinho de mão. Reviramento do solo a uma profundidade dentre os 10 a 15 cm para alisamento e nivelamento do terreno, retirando as pedras e outros objetos que possam ser encontrados. Incorporação de solo vegetal para posterior repartição em canteiros de acordo com as plantações.