Escola EB 2,3 de Madalena

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde janeiro de 2016.

2. Área aproximada da horta (m²)

3 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A principal motivação deste projecto foi informar a comunidade educativa para a importância da flora mediterrânica quer nos ecossistemas onde se encontram, quer na prática de uma alimentação saudável e sustentável. No sentido de concretizar esta meta, procedeu-se a plantação de espécies ligadas a flora mediterrânica.
Foram também objectivos desenvolver várias competências nos alunos, nomeadamente responsabilidade; criatividade; espírito critica.
O facto de construirmos uma horta vertical veio sensibilizar os alunos para que “no pequeno espaço” que, às vezes, dispõem em suas casas possam desenvolver algumas culturas susceptíveis de serem usadas na sua alimentação.
Por outro lado, atividades que permitem aquisição de saberes utilizando estratégias dinamizadas fora da sala de aula, em que os alunos contactam com outros matérias, como tesoura, sementes, solo; são sempre de potenciar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Todos os suportes físicos utilizados (ex. paletes para fixação dos copos; copos produzidos a partir de garrafas de água ou refrigerantes para a germinação e desenvolvimento das plantas) foram produzidos a partir de resíduos, ou seja, reutilizamos materiais. Estas foi mais uma das iniciativas da Campanha LItter Less.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Artes; Geografia e Ciências Naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 15
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias não foram envolvidas neste projeto.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos envolvidos estiveram sempre muito empenhados nos vários momentos da execução da horta, nomeadamente na sua construção, decoração, na sementeira das plantas e na manutenção da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos em grupos de dois semanalmente são responsáveis pela manutenção da horta, designadamente na rega.

9. Como é feita a preparação do solo?

O substrato foi adquirido numa loja da especialidade.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram instaladas alfaces, rúcula, rabanetes, e algumas ervas aromáticas (como orégãos, cebolinho, manjericão, coentros, tomilho, salsa).

13. Como é feita a gestão da rega?

O processo de rega foi manual, com recurso a regador.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se verificaram ataques de pragas ou doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

As horta foi utilizada na abordagem de alguns conteúdos programáticos nomeadamente na disciplina de Geografia.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Madalena

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Professor coordenador da horta: Elisabete Nunes