3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
As motivações do projeto Eco-Escolas para a criação de uma horta são a aproximação dos alunos à agricultura biológica, levando os alunos de 8º Ano a passar do conhecimento teórico, recebido nas aulas de Ciência Naturais, para um conhecimento prático, através da criação e manutenção de um pequeno canteiro na horta. Além do referido queremos com este projeto transmitir aos alunos uma noção do que é o desenvolvimento sustentável.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade do nosso projeto tem a ver com a implementação do concurso "A minha horta é +FIXE!", num espaço dedicado à agricultura, colocado no centro da escola, para que todos os alunos se envolvam no processo.
A metodologia de trabalho é inovadora no sentido em que as turmas de 8ºAno têm a seu cargo um pequeno canteiro, que "recebem" no início do ano. O objectivo inicial é planificar o seu canteiro, tendo em conta as normas da agricultura biológica, processo sempre supervisionado pelo professor de Ciências Naturais e diretor de turma. Depois de feita a planificação os alunos, acompanhados pelo diretor de turma, plantam e gerem o seu canteiro durante todo o ano. Já no fim do ano é formado um júri que avalia os canteiros e elege o melhor. Nesse seguimento é realizada uma cerimónia pública na horta onde o diretor da escola anuncia a turma vencedora.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias são desafiadas pela escola a ajudar na implementação da horta, mediante a cedência de plantas hortícolas, flores, ervas aromáticas e outras. Além disso este ano alguns familiares criaram cercas/tutores/placas de identificação para a horta dos seus filhos/netos/sobrinhos. em alguns casos os familiares vieram à horta analisá-la, medi-la e colocar os materiais criados. Todas as plantas colocadas nos canteiros foram doadas pelos familiares dos alunos envolvidos na criação da horta. Além disso, como a horta está colocada num ponto estratégico da escola, os familiares, pais ou visitantes da escola têm oportunidade de admirar a horta sempre que se deslocam à escola.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
É notório o impacto que a horta tem na comunidade escolar, principalmente nos intervalos de lanche ou almoço. Antes da implementação da horta aquele era simplesmente um local de passagem, agora é um local de lazer. Os alunos lancham junto à horta, namoram junto ao local da horta e raramente se encontra o local contíguo à horta vazio. É comum ver os alunos de outros níveis de ensino a observar a horta e a fotografar algumas plantas. É ainda recorrente a visita dos alunos de 8º ano à horta em todos os momentos livres. Mas talvez o impacto mais notório seja o facto de, nas reuniões do conselho Eco-Escolas, os alunos do 9º ano (responsáveis pela horta no ano passado) terem referido a importância que o projeto teve para eles e a sua vontade de ver o concurso a acontecer neste ano letivo.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta é feita pelos alunos de cada turma de 8º Ano, com o diretor de turma, tratando cada turma do seu canteiro. Além destes momentos, os funcionários da escola também regam a horta diariamente e o Clube do Projeto Eco-Escolas vai semanalmente à horta verificar e ajudar a fazer a manutenção da mesma.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi preparado, antes dos alunos trabalharem na horta, pelos funcionários, professores e alunos envolvidos no Clube do Projeto Eco-Escolas. Durante a preparação a terra foi remexida, com recurso a enchadas, e foi adicionado composto biológico ao solo oferecido pela Câmara Municipal de Braga a pedido do projeto Eco-Escolas.