Externato Infante D. Henrique

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 45 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As motivações do projeto Eco-Escolas para a criação de uma horta são a aproximação dos alunos à agricultura biológica, levando os alunos de 8º Ano a passar do conhecimento teórico, recebido nas aulas de Ciência Naturais, para um conhecimento prático, através da criação e manutenção de um pequeno canteiro na horta. Além do referido queremos com este projeto transmitir aos alunos uma noção do que é o desenvolvimento sustentável.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade do nosso projeto tem a ver com a implementação do concurso "A minha horta é +FIXE!", num espaço dedicado à agricultura, colocado no centro da escola, para que todos os alunos se envolvam no processo.
A metodologia de trabalho é inovadora no sentido em que as turmas de 8ºAno têm a seu cargo um pequeno canteiro, que "recebem" no início do ano. O objectivo inicial é planificar o seu canteiro, tendo em conta as normas da agricultura biológica, processo sempre supervisionado pelo professor de Ciências Naturais e diretor de turma. Depois de feita a planificação os alunos, acompanhados pelo diretor de turma, plantam e gerem o seu canteiro durante todo o ano. Já no fim do ano é formado um júri que avalia os canteiros e elege o melhor. Nesse seguimento é realizada uma cerimónia pública na horta onde o diretor da escola anuncia a turma vencedora.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 11
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais e Direção de Turma
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 200
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 200

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são desafiadas pela escola a ajudar na implementação da horta, mediante a cedência de plantas hortícolas, flores, ervas aromáticas e outras. Além disso este ano alguns familiares criaram cercas/tutores/placas de identificação para a horta dos seus filhos/netos/sobrinhos. em alguns casos os familiares vieram à horta analisá-la, medi-la e colocar os materiais criados. Todas as plantas colocadas nos canteiros foram doadas pelos familiares dos alunos envolvidos na criação da horta. Além disso, como a horta está colocada num ponto estratégico da escola, os familiares, pais ou visitantes da escola têm oportunidade de admirar a horta sempre que se deslocam à escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

É notório o impacto que a horta tem na comunidade escolar, principalmente nos intervalos de lanche ou almoço. Antes da implementação da horta aquele era simplesmente um local de passagem, agora é um local de lazer. Os alunos lancham junto à horta, namoram junto ao local da horta e raramente se encontra o local contíguo à horta vazio. É comum ver os alunos de outros níveis de ensino a observar a horta e a fotografar algumas plantas. É ainda recorrente a visita dos alunos de 8º ano à horta em todos os momentos livres. Mas talvez o impacto mais notório seja o facto de, nas reuniões do conselho Eco-Escolas, os alunos do 9º ano (responsáveis pela horta no ano passado) terem referido a importância que o projeto teve para eles e a sua vontade de ver o concurso a acontecer neste ano letivo.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos de cada turma de 8º Ano, com o diretor de turma, tratando cada turma do seu canteiro. Além destes momentos, os funcionários da escola também regam a horta diariamente e o Clube do Projeto Eco-Escolas vai semanalmente à horta verificar e ajudar a fazer a manutenção da mesma.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado, antes dos alunos trabalharem na horta, pelos funcionários, professores e alunos envolvidos no Clube do Projeto Eco-Escolas. Durante a preparação a terra foi remexida, com recurso a enchadas, e foi adicionado composto biológico ao solo oferecido pela Câmara Municipal de Braga a pedido do projeto Eco-Escolas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada numa caixa de madeira, localizada no espaço da horta, com as ervas infestantes, retiradas por todos na horta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Tomate|Cebola
Cebola|Alface
Cebola|Cenoura
Pimento|Tomate
Pimento|Cenoura
Pimento|Cebola
Alface|Couve
Cenoura|Alface
Cenoura|Cebolinho
Alho|Alface
Alho|Cenoura
Alho|Morango
Alface|Morango
Morango|Cebola
Morango|Tominho
Tomate|Feijão
Feijão|Couve
Pepino|Alface
Beterraba|Alface
Ervilha|Alface
Ervilha|Couve
Espinafres|Beterraba
Morango|Couve
Tomate|Alho
Tomate|Alface
Tomate|Cebola
Alho-francês|Alface
Alho-francês|Tomate
Tomate|Cebolinho
Nabo|Hortelã
Pepino|Alface
Pimento|Salsa
Alface|Morango
Salsa|Espinafres
Couve|Batata
Pimento|Cebola

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com recurso à água das chuvas, recolhida nos telhados da escola e mantida num reservatório junto à horta.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Este ano a nossa horta teve uma grande praga de caracóis.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Esta praga de caracóis foi combatida utilizando armadilhas biológicas com tubos de PVC opacos e através da colocação de barreiras físicas que impediam os caracóis de chegar às plantas, como garrafas PET e proteger as plantas na fase inicial do seu desenvolvimento. Foi ainda colocada casca de ovo triturada à volta das plantas, para impedir que os caracóis lá chegassem.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Concurso "A nossa horta é mais fixe" e a cerimónia final, em que são anunciados os vencedores pelo diretos da escola. esta cerimónia é realizada na horta e no espaço envolvente e tem o envolvimentos de muitos alunos e professores, não diretamente envolvidos no concurso, na leitura de poesia, na animação do evento, entre outros;
Dia Mundial da Criança, são realizados workshops na zona contígua à horta;
Dia das Eco-Escolas, são realizados workshops na zona contígua à horta;
Confeção de alimentos retirados da horta, na cantina da escola;
Oferta de um vaso com uma planta aromática produzida na horta, e com essa indicação na etiqueta, aos palestrantes convidados a vir à escola;

16.2. Anexos

 

Publicado por: Externato Infante D. Henrique

avatar

Professor coordenador da horta: Lília Cunha e Isaura Leite