1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Está a iniciar este ano eltivo
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Os dados da auditoria ambiental realizada aos alunos permitiram perceber que menos de 5% dos alunos consomem produtos da agricultura biológica e apenas 17% conhecem algumas das suas vantagens, sendo este tema aquele em que os alunos revelam saber menos.
Assim, a criação da horta biológica permite capacitar os alunos para novas perspectivas e formas de ver o mundo para além do conhecimento transmitido pelos familiares que procuram rentabilizar ao máximo os quintais que cultivam, usando para isso pesticidas e fertilizantes químicos.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Ao apresentar os resultados da auditoria aos alunos pensando no plano de ação as questões colocadas por alguns deram o mote para o projeto e a seguir enumeramos algumas delas:
A terra da escola é boa para ter plantas?
Par fazer a horta é preciso um projeto como para fazer uma casa?
As hortas não são todas iguais?
O que vamos plantar na horta biológica vai saber melhor que as plantas da horta do meu avô?
O que vamos semear na nossa horta biológica?
E somos nós que vamos cuidar das plantas?
E o estrume vai por a escola a cheirar mal?
Ao darmos corpo a este projeto será uma forma de responder à curiosidade dos alunos ajudando-os a encontrar as respostas para as suas perguntas de forma despretensiosa, divertida e em contacto com a Natureza.
6. Como são envolvidas as famílias?
Serão convidados a assistir à palestra, colaborarão na preparação da terra, empréstimo de alfaias, escrever no diário da nossa horta.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Questões que os alunos colocam, interesse pelo conhecimento.
Quando os alunos falam das experiências que vivem na escola em casa, isso acaba por implicar também as famílias e acreditamos que isso irá mudar alguma coisa.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Preparação da terra pais dos alunos do 1º A.
Projeto de planificação da Horta alunos do 3º e 4º ano.
Preparação das sementes 2º ano
Medições 3º ano e elaboração do croqui.
Rega dos canteiros alunos do 1º ano e assistentes operacionais.
Acompanhamento turma 1º A.
Registo em diário "O Diário da Nossa Horta" todos os alunos de acordo com o cronograma elaborado.
9. Como é feita a preparação do solo?
Tendo em conta os constrangimentos existentes (1º ano de construção da horta, falta de compostor) a preparação do solo contará com a colaboração dos encarregados de educação e da associação de pais que fornecerão a terra e o fertilizante.