Escola Básica de Bitarães

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Está a iniciar este ano eltivo

2. Área aproximada da horta (m²)

Até 50m²

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os dados da auditoria ambiental realizada aos alunos permitiram perceber que menos de 5% dos alunos consomem produtos da agricultura biológica e apenas 17% conhecem algumas das suas vantagens, sendo este tema aquele em que os alunos revelam saber menos.
Assim, a criação da horta biológica permite capacitar os alunos para novas perspectivas e formas de ver o mundo para além do conhecimento transmitido pelos familiares que procuram rentabilizar ao máximo os quintais que cultivam, usando para isso pesticidas e fertilizantes químicos.








4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Ao apresentar os resultados da auditoria aos alunos pensando no plano de ação as questões colocadas por alguns deram o mote para o projeto e a seguir enumeramos algumas delas:
A terra da escola é boa para ter plantas?
Par fazer a horta é preciso um projeto como para fazer uma casa?
As hortas não são todas iguais?
O que vamos plantar na horta biológica vai saber melhor que as plantas da horta do meu avô?
O que vamos semear na nossa horta biológica?
E somos nós que vamos cuidar das plantas?
E o estrume vai por a escola a cheirar mal?
Ao darmos corpo a este projeto será uma forma de responder à curiosidade dos alunos ajudando-os a encontrar as respostas para as suas perguntas de forma despretensiosa, divertida e em contacto com a Natureza.




5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 17
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio, expressões, português e matemática
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 381
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 762

6. Como são envolvidas as famílias?

Serão convidados a assistir à palestra, colaborarão na preparação da terra, empréstimo de alfaias, escrever no diário da nossa horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Questões que os alunos colocam, interesse pelo conhecimento.
Quando os alunos falam das experiências que vivem na escola em casa, isso acaba por implicar também as famílias e acreditamos que isso irá mudar alguma coisa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparação da terra pais dos alunos do 1º A.
Projeto de planificação da Horta alunos do 3º e 4º ano.
Preparação das sementes 2º ano
Medições 3º ano e elaboração do croqui.
Rega dos canteiros alunos do 1º ano e assistentes operacionais.
Acompanhamento turma 1º A.
Registo em diário "O Diário da Nossa Horta" todos os alunos de acordo com o cronograma elaborado.

9. Como é feita a preparação do solo?

Tendo em conta os constrangimentos existentes (1º ano de construção da horta, falta de compostor) a preparação do solo contará com a colaboração dos encarregados de educação e da associação de pais que fornecerão a terra e o fertilizante.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

No espaço escolar existe prado e algumas árvores plantadas no inicio do funcionamento da escola
( no ano letivo anterior). Os alunos do 2º ano estão a trabalhar processos de germinação de plantas e serão essas que serão posteriormente transplantadas para a horta.

13. Como é feita a gestão da rega?

Será colocado um ponto de rega próximo do local onde será implantada a horta. Os alunos e os auxiliares farão essa gestão.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se aplica

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Não se aplica

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Tendo em conta que o projeto está a dar os primeiros passos , não estão previstas de momento outras atividades.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica de Bitarães

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Professor coordenador da horta: Maria Manuela Meireles de Carvalho