Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta biológica desde o ano letivo de 2011/12

2. Área aproximada da horta (m²)

400m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A conceção inicial desta horta teve como objetivo a criação de uma área técnica para o curso de horta e jardinagem. Neste ano letivo o projeto está a ser desenvolvido, com os mesmos objetivos, pelo VOC de Hortofloricultura e jardinagem.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O projeto inicialmente foi, em todas as suas etapas efetuado pelos alunos. Estas etapas passaram pela escolha do espaço físico mais apropriado, medição, construção de floreiras e de vedações e manutenção dos mesmos. Neste momento, em que o espaço está criado, os alunos promovem a sua manutenção, com renovação de plantações.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura, ET, CN
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 34
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais não se encontram envolvidos diretamente, no entanto, indiretamente, são envolvidos na recolha de material orgânico para a compostagem.
Têm também contacto com os produtos que os alunos levam para casa, uma vez que a maioria dos produtos produzidos são consumidos pelos mesmos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As atividades da horta biológica são divulgadas à comunidade no site do Agrupamento.
Os alunos levam para casa produtos produzidos por si e, por vezes, são vendidos aos professores e funcionários da escola.
São efetuadas visitas guiadas das diversas turmas da Escola, orientadas pelo professor responsável.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A maioria das tarefas da horta são realizadas pelo VOC de Hortofloricultura e Jardinagem, no âmbito das aulas da respetiva disciplina.
Os alunos da Unidade de Multideficiência, devido às limitações inerentes à unidade, deslocam-se à horta para realizar algumas atividades dependendo das condições atmosféricas.
Os alunos do Ensino Especial vão à horta tratar do seu talhão, de acordo com a programação das suas atividades.

9. Como é feita a preparação do solo?

O terreno, destinado às plantações sazonais, é previamente cavado, sendo que posteriormente lhe é adicionada matéria orgânica proveniente da compostagem, realizada na escola, e algum estrume de cavalo devidamente tratado.
De seguida, o solo é alisado com a enxada e nivelado com ancinho, procedendo-se à plantação das espécies previamente escolhidas pelos alunos, tendo em conta o talhão.
No caso dos canteiros de ervas aromáticas faz-se alguma replantação, se necessário, e procede-se ao embelezamento. mondando as ervas daninhas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Na escola existem três compostores, na zona da horta e na zona do jardim, onde os materiais são colocados.
Nestes compostores são colocados resíduos orgânicos, trazidos de casa pelos alunos, detritos vegetais recolhidos aquando do corte e limpeza dos espaços exteriores, terra da limpeza da horta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces variadas (roxa e frisada), tomate, cebola, alho, feijão, fava, ervilha, pimentos vários, abóboras várias, couves várias, ervas aromáticas várias.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pelos alunos, maioritariamente utilizando regadores.
Neste ano, dadas as condições atmosféricas, a rega foi esporádica, mas sempre que é necessária é efetuada pela manhã, para reduzir as perdas.
No período de julho/agosto, correspondendo às férias dos alunos, é feita pelos funcionários.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não. Apenas caracóis e lesmas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização é efetuada pelos alunos, à vista desarmada, tentando-se retirar os animais com a mão.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Abelhas. Uma colmeia.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de doces, confeção de bolos, mostra dos favos de mel e processamento do mesmo.
Plantação de duas arvores na comemoração do dia Mundial da Terra

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes

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Professor coordenador da horta: Paula Alexandra Fernandes