1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe horta biológica desde o ano letivo de 2011/12
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A conceção inicial desta horta teve como objetivo a criação de uma área técnica para o curso de horta e jardinagem. Neste ano letivo o projeto está a ser desenvolvido, com os mesmos objetivos, pelo VOC de Hortofloricultura e jardinagem.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O projeto inicialmente foi, em todas as suas etapas efetuado pelos alunos. Estas etapas passaram pela escolha do espaço físico mais apropriado, medição, construção de floreiras e de vedações e manutenção dos mesmos. Neste momento, em que o espaço está criado, os alunos promovem a sua manutenção, com renovação de plantações.
6. Como são envolvidas as famílias?
Os pais não se encontram envolvidos diretamente, no entanto, indiretamente, são envolvidos na recolha de material orgânico para a compostagem.
Têm também contacto com os produtos que os alunos levam para casa, uma vez que a maioria dos produtos produzidos são consumidos pelos mesmos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As atividades da horta biológica são divulgadas à comunidade no site do Agrupamento.
Os alunos levam para casa produtos produzidos por si e, por vezes, são vendidos aos professores e funcionários da escola.
São efetuadas visitas guiadas das diversas turmas da Escola, orientadas pelo professor responsável.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A maioria das tarefas da horta são realizadas pelo VOC de Hortofloricultura e Jardinagem, no âmbito das aulas da respetiva disciplina.
Os alunos da Unidade de Multideficiência, devido às limitações inerentes à unidade, deslocam-se à horta para realizar algumas atividades dependendo das condições atmosféricas.
Os alunos do Ensino Especial vão à horta tratar do seu talhão, de acordo com a programação das suas atividades.
9. Como é feita a preparação do solo?
O terreno, destinado às plantações sazonais, é previamente cavado, sendo que posteriormente lhe é adicionada matéria orgânica proveniente da compostagem, realizada na escola, e algum estrume de cavalo devidamente tratado.
De seguida, o solo é alisado com a enxada e nivelado com ancinho, procedendo-se à plantação das espécies previamente escolhidas pelos alunos, tendo em conta o talhão.
No caso dos canteiros de ervas aromáticas faz-se alguma replantação, se necessário, e procede-se ao embelezamento. mondando as ervas daninhas.