1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta vertical existe desde há 1 ano.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A necessidade das crianças dos 0 aos 3 anos terem um contacto mais próximo com as plantas, a terra e os alimentos que dela podem consumir.
O facto de poderem acompanhar diariamente o processo de construção e manutenção da horta vertical levou-nos a criar este espaço que permite esse contacto e experimentação.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O aspeto mais original é o facto de ser uma horta construída com crianças até aos 3 anos estando diariamente ao seu alcance visual e físico. É surpreendente o facto de não serem arrancadas ou estragadas as planas que crescem nesta horta. Isso evidencia como o envolvimento direto das crianças potencia o respeito pela natureza.
Por outro lado criou-se também o envolvimento direto da família que nos disponibilizou sementes e plantas.
Os recipientes em que são colocadas as plantas são garrafões de detergente e lexívia que depois de lavados são colocados em suportes verticais.
Como no ano anterior tivemos problemas com a rega da horta vertical, uma vez que era simultaneamente um espaço de recreio das crianças, este ano optámos por colocar garrafões por cima dos "vasos", o que cria um efeito de estufa (evaporação, condensação e precepitação). Todo este processo tem favorecido o crescimento das plantas sem recurso a fertilizantes e sem gastos excessivos de água.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias trouxeram plantas e sementes na altura de construção da horta e têm feito o acompanhamento de todo o processo quando chegam à instituição para trazer ou levar os sues filhos. Muitas vezes são as próprias crianças que manifestam interesse em que os seus familiares observem a horta e os chamam a a tenção para as "novidades".
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
As crianças ficam bastante entusiasmadas sempre que temos novas plantas para colocar em "vasos".
Quando descobriram que os morangueiros estavam a ficar com flores, algumas crianças diziam que afinal não eram morangos... (estamos è espera de novas descobertas).
Certo dia uma das crianças foi buscar uma fita métrica e disse que tinha de medir a "febre da alface".
Em creche o impacto da horta é diário, nas pequenas descobertas e na aprendizagens que resultam da exloração e observação apoiada e orientada pela equipa educativa.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta vertical precisa de pouca manutenção. No entanto, sempre que há necessidade de colocar novas plantas, de reparar um "vaso", ou outra situação decorrente das condições climatéricas, as educadoras combinam com as crianças quem quer ir ajudar a cuidar da horta. Quando muitas crianças querem fazê-lo em simultâneo encontram-se estratégias como a divisão de tarefas, a elaboração de registos fotográficos, etc.
9. Como é feita a preparação do solo?
A terra foi inicialmente fertilizada com composto que vem de uma outra horta do Caie que se situa no Alto de S. Bento e que é da responsabilidade da sala de ATL.