EBI/JI Frei António das Chagas

a nossa horta bio

Horta grande (superior a 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

300 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A Horta Pedagógica/Biológica visa a dinamização de espaços no Agrupamento de Escolas de Vidigueira, de forma a proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem. Pretende-se salientar a importância de conhecer e respeitar os ciclos e equilíbrios naturais. Temos igualmente como objetivo promover a agricultura de proximidade, com práticas aceites pela agricultura biológica, de baixo impacto ecológico e capaz de criar sustentabilidade e distribuição de riqueza local.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A articulação entre hortas dinamizadas em todos os ciclos de ensino (um confluir de vontades) e a oferta complementar (Projeto de Empreendedorismo).
As hortas são dinamizadas de modo mais consistente/curricular em Hortofloricultura e Educação Especial e no Pré-escolar e 1º ciclo integram o projeto de Empreendedorismo via oferta complementar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 8
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Hortofloricultura; Área ocupacional; Percurso Curricular alternativo; Projeto Empreendedorismo
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 59
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

São convidadas a participar na doação de sementes, na plantação e colheita.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O projeto sensibiliza para a não utilização de pesticidas e fertilizantes de síntese nas culturas das hortas caseiras e, por outro lado, fomenta o uso da compostagem. O projeto promove o uso das ervas aromáticas na gastronomia alentejana. Alguns dos produtos colhidos serão confecionados na escola promovendo uma alimentação saudável, nomeadamente sopas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta do agrupamento resulta da conjunção e articulação do trabalho desenvolvido em várias hortas.

9. Como é feita a preparação do solo?

A primeira fase (Setembro) foi areada a terra através de máquina agrícola cedida pela autarquia.
Posteriormente os alunos preparam a terra com enxadas, estrumando, semeando e plantando.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Caruma, Ervas, Restos de alimentos, Água, etc.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Olival, vinha, hortícolas e aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Através de 2 reservatórios de água da chuva complementados por rega tradicional.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim: Moluscos e aves.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Foi construído e colocado um espantalho na horta. Quanto aos moluscos foram controlados manualmente.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda de produtos à comunidade local (azeitonas, ervas aromáticas e hortícolas). Construção de Espantalhos; Construção e pintura de placas sinalizadoras.
Confeção de alimentos (sopas, bolos e bolachas).

16.2. Anexos

 

Publicado por: EBI/JI Frei António das Chagas

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Professor coordenador da horta: Sofia Bastos