3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A Horta Pedagógica/Biológica visa a dinamização de espaços no Agrupamento de Escolas de Vidigueira, de forma a proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas e de jardinagem. Pretende-se salientar a importância de conhecer e respeitar os ciclos e equilíbrios naturais. Temos igualmente como objetivo promover a agricultura de proximidade, com práticas aceites pela agricultura biológica, de baixo impacto ecológico e capaz de criar sustentabilidade e distribuição de riqueza local.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A articulação entre hortas dinamizadas em todos os ciclos de ensino (um confluir de vontades) e a oferta complementar (Projeto de Empreendedorismo).
As hortas são dinamizadas de modo mais consistente/curricular em Hortofloricultura e Educação Especial e no Pré-escolar e 1º ciclo integram o projeto de Empreendedorismo via oferta complementar.
6. Como são envolvidas as famílias?
São convidadas a participar na doação de sementes, na plantação e colheita.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
O projeto sensibiliza para a não utilização de pesticidas e fertilizantes de síntese nas culturas das hortas caseiras e, por outro lado, fomenta o uso da compostagem. O projeto promove o uso das ervas aromáticas na gastronomia alentejana. Alguns dos produtos colhidos serão confecionados na escola promovendo uma alimentação saudável, nomeadamente sopas.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta do agrupamento resulta da conjunção e articulação do trabalho desenvolvido em várias hortas.
9. Como é feita a preparação do solo?
A primeira fase (Setembro) foi areada a terra através de máquina agrícola cedida pela autarquia.
Posteriormente os alunos preparam a terra com enxadas, estrumando, semeando e plantando.