1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta já existe há algum tempo, pelo menos, 3 há anos.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Sensibilizar os alunos para a importância do cultivo dos alimentos, mesmo em pequenos espaços.
Motivar os alunos para o trabalho campestre.
Praticar uma agricultura biológica e possibilitar a prática de cultivo de várias plantas sem uso a químicos
Responsabilizar os alunos pelo cuidado pelas plantas.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A prática de cultivo em pequenos espaços e a possibilidade de cultivar plantas numa área vertical.
A plantação de plantas aromáticas e terapêuticas para consumo na comunidade.
A reciclagem das cápsulas de café para fertilizar a terra.
A prática e o envolvimento dos alunos da Unidade de Autismo, no cultivo e nos cuidados a prestar na horta.
O enriquecimento cultural dos alunos e da comunidade com o conhecimento de plantas usadas no tratamento de doenças.
O envolvimento dos alunos na pesquisa de informação para a elaboração de um livro sobre as plantas aromáticas e terapêuticas.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias serão convidadas a participar na manutenção e realização dos espaços a cultivar -horta e horta vertical.
Solicita-se às familias o apoio na dádiva de plantas.
Realizar-se-á um "Mercado Biológico" no final do ano com a exposição dos produtos colhidos na horta, as famílias serão convidadas a tomar um chá enquanto assistirão à leitura de textos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos enriquecem os seus conhecimentos, aprendem a respeitar e valorizar os trabalhos agrícolas.
Ser-lhes-á incutido aos alunos e famílias o respeito pela natureza e a prática de cultivo sem uso a produtos químicos.
As famílias poderão estabelecer laços de convívio com os alunos e com os professores e assim colaborarem com a escola na manutenção dos espaços.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta será dividida em pequenas parcelas que correspondem às turmas envolvidas, sete turmas e a Unidade de Autismo.
A horta vertical será também distribuída pelas turmas.
O trabalho de manutenção está calendarizado de forma a permitir que todos os alunos e famílias possam trabalhar.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo é preparado com o apoio dos professores e será enriquecido com estrume de cavalo dado por um elemento da comunidade.