Escola EB1, 2, 3/JI de Angra do Heroísmo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

80 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A necessidade de dar resposta aos interesses de alunos em risco de abandono escolar fez com que a escola criasse programas e cursos relacionados com esses interesses. Também se tentou adaptar esses cursos aos recursos que a escola tinha e um deles era um espaço ideal para criação de uma horta.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A horta foi em primeiro lugar uma iniciativa do Centro de Recursos de Educação da Nossa Escola. Foi uma ideia que permitiu a alunos com problemas de assiduidade e/ou com necessidades educativas especiais, mudarem os seus comportamentos e demonstrarem interesse genuíno pelas várias fases que implica cuidar e manter uma horta, bem como os espaços verdes da nossa escola.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 1
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: HORTO-FRUTI-FLORICULTURA e COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS / ORIENTAÇÃO ESCOLAR E VOCACIONAL
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 16
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 2

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias garantem a assiduidade dos seus educandos; garantem o transporte para os estágios; adquirem alguns dos produtos em excesso produzidos na horta, os que não são utilizados pelo programa Pré-Profissionalização de cozinha.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A maioria dos alunos da escola começou a respeitar mais os espaços verdes, de forma a não estragar as flores e arbustos colocados de novo; notou-se menos lixo no chão; todos respeitavam os colegas da turma vocacional quando estes trabalhavam nesses espaços. Os encarregados de educação manifestaram agrado pela motivação dos alunos em cumprir os seus deveres enquanto horto-fruti-floricultores.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Durante o ano os alunos foram organizados de forma a irem experimentando as diversas tarefas, de forma rotativa, ou seja, o grupo que cuidavam dos espaços verdes durante uma semana, na semana seguinte tratavam da horta descoberta e na semana seguinte passava para a estufa. Os alunos foram Dentro do grupo que cuidava dos espaços verdes, eram feitos pares que tratavam de zonas diferentes.

9. Como é feita a preparação do solo?

Recorrendo a motocultivadoras após o arranque das ervas daninhas.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenouras, batatas, couves, bananas, aromáticas, etc..

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com regadores com água que é colhida da chuva em bidões.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos para consumo da turma.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1, 2, 3/JI de Angra do Heroísmo

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Professor coordenador da horta: Margarida Rodrigues Viegas da Silveira