10.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Desistiu-se de convencer os alunos a trazer de casa os resíduos de alimentos. Além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade. Mesmo assim os compostores estão em funcionamento embora os resultados fiquem aquém do desejado.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces de várias qualidades junto dos alhos e cebolas, diferentes variedades de couves, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira, planta do caril, orégãos…
Á volta do troco da nespereira temos 3 pés de maracujá (que estão lindos e carregados de flores e frutos) e à volta da nogueira fizemos já duas tentativas de colocar chuchu, mas não tem resultado. Para atrair insetos polinizadores temos capuchinhas e alecrim a ladear a horta.
Algumas aromáticas, rabanetes e tomate cereja foram cultivados em 5 floreiras que estavam abandonadas e foram recuperadas para se juntarem à horta.
Fez-se uma tentativa de construir uma horta vertical com garrafas de plástico, onde semearam salsa e rúcula, mas a parte “técnica” não resultou muito bem. No próximo ano tentaremos de novo.
13. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Sim, as pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo.
Os chuchus também foram atacados por uma doença, as folhas mais novas começam a ficar todas enrugadas e não floresce. Esta situação já se repetiu duas vezes.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha nas couves para afastar as lagartas parecia estar a resultar se não fosse a chuva estragar a experiência!
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas e a solução de sabão azul diluído em água.
Como a horta fica no pátio interior de um pavilhão, é difícil atrair espécies predadoras das pragas. Plantaram-se algumas espécies que atraiam por exemplo as joaninhas.
Em relação à doença nos chuchus, foi feita pesquisa na net pelos alunos mas não se chegou a uma solução do problema.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto, principalmente laranjeiras e abacateiro. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira tem de ter um fim solidário.
Este ano como se trabalhou o tema “Alimentação saudável e Sustentável” fizeram-se vários ateliês de esculturas em fruta e de sumos naturais. Claro que a produção da escola dominou. Todos os alunos puderam comer frutas que eram “obras de arte” e beber sumos naturais sem se queixarem por não ter açúcar!
No Dia do Agrupamento (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma pequena Feira de Agricultura Biológica.