3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Aplicar os pressupostos da agricultura biológica;
- Produzir produtos agrícolas biológicos para consumo da comunidade escolar;
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
O envolvimento da comunidade escolar, sobretudo mães e pais, no fornecimento de espécimes para plantação e na preparação e manutenção da horta, foi fulcral para a concretização deste projeto.
A participação dos alunos da turma vocacional na área de horticultura do 2ºciclo, promovendo esta vertente vocacional, mas também, a articulação entre ciclos, no caso, alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclo.
6. Como são envolvidas as famílias?
A primeira abordagem entre pais, alunos e professores, foi no dia da Cantada de Reis, onde o projeto foi apresentado pela Coordenadora da Escola, Professora Ana Martins, pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas, professora Dora Ferreira e pelo Sr. Padre Sérgio responsável pela turma de Horticultura. Foi realizada uma pequena palestra sobre a importância da Agricultura Biológica e as novas possibilidades de futuro que se abrem no mercado de trabalho, com estas novas técnicas e produtos.
Para as seguintes etapas foi feita uma calendarização, para que todos os intervenientes pudessem participar nas diversas fases da horta.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Estas atividades têm permitido aos alunos semear, posteriormente plantar e cuidar dos vários espécimes vegetais aplicando os principais pressupostos da agricultura biológica junto da comunidade.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização da horta é feita através de uma escala de serviço, distribuída pelos diversos professores, pais, funcionários e alunos, em sistema rotativo.
9. Como é feita a preparação do solo?
Primeiro realizou-se o corte do mato com a ajuda de toda a comunidade escolar, incluindo a Junta de freguesia de Oliveira do Douro. A preparação do solo foi feita através da lavra, seguida da fresa e sem aplicação de matéria orgânica. A manutenção faz-se por catação de ervas manualmente.