Escola Básica de Amareleja

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Neste ano letivo esta horta está a ser desenvolvida e monitorizada pelo alunos dos dois cursos PIEF Horto-floricultura. Esta turmas são muito heterogéneas, incluindo alunos de etnia cigana que necessitam de trabalhos práticos para s motivarem com a escola.
Associado a isso temos a promoção de hábitos de vida saudável, as iniciativas para a incutir a consumo de produtos biológicos, principalmente produtos hortícolas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O nosso projeto é original porque envolve o trabalho que várias áreas disciplinares, desde ciências naturais, ciências físico-química, educação tecnológica, educação vocacional, entre outras. Os alunos de etnia cigana foram os grandes dinamizadores das atividades da hora. Temos os placas identificativas criadas pelos aluno muito engraçadas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Vocacional e ciências físico-quimicas
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 15
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias não são envolvidas porque se tratam de alunos com famílias problemáticas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas os frequentam na horta ou para regar ou par limpar. Existem sempre tarefas a realizar.

9. Como é feita a preparação do solo?

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos de materiais da limpeza do jardim da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangueiros, cenouras, ervilhas/favas, espinafres, ervas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

É controlada pelos alunos semanalmente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Serão realizados mercados quando tivermos produtos disponíveis.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica de Amareleja

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Professor coordenador da horta: Lília Maria Costa Fernandes