3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Fomentar o contacto com a natureza e simultaneamente dar a conhecer a forma e fases de cultivo dos alimentos. Assim, pretende-se promover hábitos biológicos desde tenra idade.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
As hortas biológicas enquadram-se na utilização de materiais recicláveis, e a decoração das mesmas envolveu educadoras, crianças e pais.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias são envolvidas desde a "arquitectura" das hortas, passando pela decoração das mesmas num estádio inicial. Posteriormente, são incentivadas a trazer materiais ecológicos, sementes, etc. O feedback é dado pelas crianças e complementado com fotografias e outras atividades lúdicas, permitindo às famílias acompanhar o projeto.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Nos alunos torna-se interessante observar a diversão nas atividades que envolvem as hortas, e todo o processo de aprendizagem inerente às várias fases de desenvolvimento das culturas. No final, a possibilidade de saborearem os alimentos que eles plantaram é revelador de ensinamentos para a vida. Na comunidade, a divulgação das atividades das crianças com as hortas permite incentivar comportamentos amigos do ambiente em cada casa.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Existe um planeamento previamente definido, onde todos estão ativamente integrados no cultivo e manutenção das culturas.
9. Como é feita a preparação do solo?
Dependendo do tipo de cultura, o solo é preparado em conformidade.