Escola EB1 Oliveira do Castelo

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde abril de 2016. O início dos trabalhos na horta foram atrasados devido às condições atmosféricas.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem aproximadamente 30m.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?


Consciencializar para a importância dos produtos biológicos na manutenção da saúde dos seres humanos;
Fazer com que os alunos realizem atividades no exterior e ligadas à terra, transferindo as suas experiências para o contexto familiar;

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade da nossa horta, advém dos produtos cultivados, da sua disposição no terreno e do carinho com que tem sido tratada.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 19
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio/ Educação Cívica
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 342
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 10
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 40

6. Como são envolvidas as famílias?

Os Encarregados de Educação colaboraram na realização deste projeto, dando sugestões sobre os produtos a cultivar e fornecendo algumas sementes. Como a horta foi iniciada bastante tarde, ainda não houve tempo para envolver as famílias nos cuidados com a horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Como a horta se situa junto à entrada da escola, os Encarregados de Educação têm a oportunidade de observar o desenvolvimento dos produtos hortícolas e de dar sugestões sobre os cuidados que estes necessitam.
Os alunos empenharam-se desde o início, na plantação e tratamento dos produtos hortícolas. Foram chamados a decidir quais os produtos a cultivar e o destino final dos mesmos. Além disso, eram eles que lembravam os professores e funcionários que era o seu dia de cuidar da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada por todas as turmas da escola, tendo cada uma um dia para executar a rega, retirar as ervas ou colocar estacas. Todo o trabalho é gerido por um assistente operacional em conjunto com a Coordenadora da Eco-Escolas e de Estabelecimento.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada com a ajuda de trabalhadores municipais , já que a terra estava muito dura e pedregosa, sendo necessário algum esforço físico. No fim os alunos colaboraram na abertura de regos para cultivarem os produtos e para se deslocarem entre os mesmos.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na horta estão cultivados os seguintes produtos: tomates, pepinos, courgetes, pimentos, abóboras, alface, hortelã, salsa, alecrim, manjericão.

13. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada todos os dias se estiver calor ou então quando necessário. Até esta altura dos ano, a horta foi regada menos vezes, porque tem chovido muito.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até esta altura, em que os produtos hortícolas ainda estão em desenvolvimento, não se verificaram pragas ou doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos cultivados na horta vão ser confecionados na cantina da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1 Oliveira do Castelo

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Lúcia da Costa Freitas