1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Esta horta está a ser dinamizada desde o início do ano letivo 2015/2016 (setembro de 2015), no entanto já há vários anos que a escola tem a horta.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A criação da horta teve por base a necessidade de desenvolver atividades de "prática simulada" da disciplina de "Produção Agrícola" do Curso Vocacional do 3º ciclo de Produção Agrícola, Produção animal e Informática e Gestão. Desde modo os alunos têm a possibilidade realizar, na prática, desde a preparação do terreno até à obtenção dos produtos, neste caso de tudo o que se possa implantar/incluir numa horta de caráter biológico.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Realizam-se atividades no espaço da horta quando há aulas práticas, 4ª e 5ª de tarde, em três turnos, de 45 minutos. Cada grupo de alunos realiza apenas atividades nas suas parcelas de terreno, isto é, cada uma das turmas tem o seu terreno e esse mesmo terreno está subdividido em pequenas parcelas, com cerca de 16m2, onde cada grupo tem as suas próprias culturas, que escolheram, de acordo com a época do ano.
9. Como é feita a preparação do solo?
Em outubro foram retirados "cepos" de árvores cortadas anteriormente, para um melhor aproveitamento do espaço disponível.
Depois o espaço foi passado com um escarificador, para procurar revolver apenas a camada superficial do terreno e tentar nivelar um pouco todo o espaço (tem um ligeiro declive, no sentido e-w). De seguida, foi colocada, sobre o terreno, já encanteirado, terra negra, tipo “terra vegetal”, de textura mais solta, mais arenosa, que apenas foi espalhada, em jeito de nivelamento dos referidos canteiros, para as diferentes culturas.
Depois, todo o terreno disponível para cultivar, foi dividido em duas parcelas, de dimensões mais ou menos idênticas – uma para a turma do 1º ano e outra para a turma do 2º ano.