10.1. Se sim, como e com que materiais?
É feita a compostagem em pilha na escola e em compostor de plástico gentilmente cedido pela LIPOR. Utilizam-se materiais castanhos (folhas secas, lenha de poda…) e materiais verdes (resíduos urbanos, borras de café, detritos vegetais verdes e relva fresca). Os materiais são recortados em pequenos fragmentos e colocados em camadas iniciando-se pelos castanhos. São controlados a temperatura, a humidade e o arejamento durante o processo de fermentação até obter o composto.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couve-penca, couve-coração, morangueiros, alface, mirtilos, framboesa, beterraba, alho francês, curgete, tomate, feijão-verde, brócolos, espinafres, cebolinho, salsa, coentros, erva-cidreira, alfazema, alecrim, caril e limonete.
13. Como é feita a gestão da rega?
Rega gota a gota nos morangueiros; rega por alagamento.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Não. A monitorização é feita através de observação direta e indireta através de armadilhas.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Troca regular na escola dos produtos agrícolas obtidos na horta; transformação de produtos agrícolas (compotas, bolos e bolachas).