3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
                                                    O presente projeto visa, principalmente, proporcionar às crianças que pertencem à Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência novos caminhos de interação e conhecimento, de realidades até hoje limitadas e inviáveis para elas. Esta Unidade está sediada na Escola Básica Fernando Caldeira e visa proporcionar experiências de aprendizagens diferenciadas, com o envolvimento da comunidade Escolar, na filosofia de Inclusão, igualdade de oportunidades, oportunidades de desenvolvimento e com a mais-valia do intercâmbio com o Ambiente.
Sendo assim, temos como finalidade a articulação do Ensino Regular com a Educação Especial, permitindo às crianças com multideficiência, que sendo um grupo muito heterogéneo, com dificuldades bastante variadas e possibilidades limitadas, terem assim, com o novo espaço da Estufa da Fernando Caldeira, um local onde se igualem as oportunidades e se esbatam as diferenças. O espaço proporcionará, de uma forma lúdico-pedagógica, o colmatar de dificuldades muito específicas destes alunos, dando-lhes a oportunidade de abordarem novas temáticas e de interagirem com os seus pares do meio escolar.
                                                 
												                                                
                                                    4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
                                                    Os aspetos que denotam a originalidade deste projeto é o seu público-alvo, ou seja, alunos abrangidos pelo Decreto-Lei nº 3/2008, que beneficiam de Currículo Específico Individual, matriculados nos 1º,2º e 3º ciclo, incluindo os que frequentam as Unidades de Apoio Especializado e a Unidade Estruturada do Autismo.
Estes alunos apresentam diferentes problemáticas que comprometem, de diferentes formas, as suas aquisições académicas. É de referir ainda que os mesmos são provenientes de diversos meios culturais e socioeconómicos.
                                                 
												                                            
                                                    6. Como são envolvidas as famílias?
                                                    As famílias são envolvidas sempre que há atividades abertas ao exterior, como por exemplo, a Feirinha Verde.
                                                 
												                                            
                                                7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
												                                                
                                                    7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
                                                    O Clube Estufa/Horta tem tido um impacto muito positivo em toda a comunidade Escolar.
Tem havido empenho e colaboração por parte dos professores, da parte do pessoal não docente e dos alunos em protegerem e cuidarem/colaborarem em todas as iniciativas deste Clube.
                                                 
                                             
										                                                
                                                    8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                                                    Durante o ano letivo, as atividades no “Clube Estufa-Horta” serão às Segundas-feiras das 13h45 às 16h, da responsabilidade da professora Rute Rebelo e Luciano Simões.
Participará ainda, o “Clube Estufa-Horta”, em todas as iniciativas, comemorações e festividades do Eco Escolas, do qual faz parte integrante.
                                                 
												                                                
                                                    9. Como é feita a preparação do solo?
                                                    O solo é limpo, preparado e melhorado com compostos orgânicos