3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
- Valorizar a atividade agrícola e do aluno que reside no meio rural;
- Reconhecer a importância da produção de alimentos saudáveis com a saúde do indivíduo;
- Aquisição de mais informação sobre outras atividades agrícolas, envolvendo a história da agricultura.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A reabilitação de uma área da escola que não apresentava qualquer valorização, pois localiza-se numa zona de recanto e não ajardinado.
Ligação das várias disciplinas da escola em articulação vertical e horizontal, nomeadamente com áreas disciplinares com a agricultura, uma vez que o meio onde a escola se localiza é tradicionalmente rural, com a constatação que os alunos não dominam técnicas agrícolas.
6. Como são envolvidas as famílias?
Oferecendo produtos hortícolas para a realização das sementeiras e plantações.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Envolvimento do pessoal não docente da cozinha com os alunos, na recolha dos restos da confeção dos almoços e respetiva colocação dos mesmos nas caixas de compostagem.
A curiosidade da comunidade educativa pelo cultivo de uma horta sem utilização de produtos químicos.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O espaço foi dividido pelos grupos de trabalho (2 a 4 elementos) e cada grupo executa todas as tarefas desde, preparação do solo e remoção de infestantes, aplicação de compostagem, plantação ou sementeira, manutenção do terreno sem infestantes ao longo do desenvolvimento das plantas e recolha do produto final.
9. Como é feita a preparação do solo?
- Os alunos cavam o terreno que lhes está atribuído;
- Retiram as infestantes;
- Aplicam o composto da compostagem na terra;
- Cavam novamente a terra para mistura da compostagem.