Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Valorizar a atividade agrícola e do aluno que reside no meio rural;
- Reconhecer a importância da produção de alimentos saudáveis com a saúde do indivíduo;
- Aquisição de mais informação sobre outras atividades agrícolas, envolvendo a história da agricultura.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A reabilitação de uma área da escola que não apresentava qualquer valorização, pois localiza-se numa zona de recanto e não ajardinado.
Ligação das várias disciplinas da escola em articulação vertical e horizontal, nomeadamente com áreas disciplinares com a agricultura, uma vez que o meio onde a escola se localiza é tradicionalmente rural, com a constatação que os alunos não dominam técnicas agrícolas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Floricultura, agricultura biológica, ciências do ambiente,
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 40
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

Oferecendo produtos hortícolas para a realização das sementeiras e plantações.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Envolvimento do pessoal não docente da cozinha com os alunos, na recolha dos restos da confeção dos almoços e respetiva colocação dos mesmos nas caixas de compostagem.
A curiosidade da comunidade educativa pelo cultivo de uma horta sem utilização de produtos químicos.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O espaço foi dividido pelos grupos de trabalho (2 a 4 elementos) e cada grupo executa todas as tarefas desde, preparação do solo e remoção de infestantes, aplicação de compostagem, plantação ou sementeira, manutenção do terreno sem infestantes ao longo do desenvolvimento das plantas e recolha do produto final.

9. Como é feita a preparação do solo?

- Os alunos cavam o terreno que lhes está atribuído;
- Retiram as infestantes;
- Aplicam o composto da compostagem na terra;
- Cavam novamente a terra para mistura da compostagem.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos sobrantes da cantina escolar, nomeadamente cascas de fruta, são recolhidas pelos alunos e encaminhadas para as caixas de compostagem existentes junto à horta biológica. Também os resíduos do jardim da escola são recolhidos e colocados nas referidas caixas.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alho, batata, couve, morangos e zona para aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que necessário é ligado o sistema de rega por aspersão/pulverização instalado no terreno.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Caracois e lagartas

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Através da observação das culturas instaladas. Também foram construídos bio capturadores de insetos que serão (re)colocados na zona de plantação quando as condições climatéricas forem propícias ao aparecimento dos mesmos.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Alguns dos produtos colhidos são utilizados no restaurante pedagógico quer pelos alunos do curso vocacional de 3.º ciclo na área de cozinha, como pelos cursos profissionais de cozinha, restaurante e bar.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

avatar

Professor coordenador da horta: Rosa Maria de Almeida Maia